Saúde de Cuiabá já oferece mamografia e ressonância para mulheres

A secretária esclareceu que não há suspensão de serviço. Segundo ela, a solicitação dos exames de ressonância depende da avaliação médica.

Fonte: CENÁRIOMT

Saúde de Cuiabá já oferece mamografia e ressonância para mulheres

Em Cuiabá, as mulheres e toda a população cuiabana são assistidas com exames de mamografia e ressonância magnética. Segundo a secretária de Saúde, Danielle Carmona, a ressonância é um exame de alta complexidade, já ofertado na rede pública por meio de uma empresa terceirizada.

Carmona explica que a solicitação depende de critério médico, independentemente de a paciente ter mama densa ou não. “A ressonância já é ofertada na rede. É um exame de alta complexidade que, independentemente de ser mama densa ou não, se o médico achar que há necessidade, ele vai solicitar”, afirma.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, a empresa IMEDI – Diagnóstico por Imagem, que presta serviço ao município de forma terceirizada. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde passará a disponibilizar, a partir do próximo mês, os exames no Hospital Municipal São Benedito (HMSB), que já recebeu o equipamento próprio.

“Em 2025, eles começaram a ofertar o serviço por meio do programa Fila Zero. Eles vão prestar esse serviço para o município por apenas quatro meses. Após esse período, o atendimento será centralizado no Hospital Municipal São Benedito. Será a primeira vez que teremos um equipamento próprio no município de Cuiabá”, explica Carmona.

A secretária esclareceu que não há suspensão de serviço. Segundo ela, a solicitação dos exames de ressonância depende da avaliação médica. Já no caso da mamografia, há uma fila com aproximadamente 10 mil pacientes.

[Continua depois da Publicidade]

“Em momento algum houve suspensão de serviço, está tudo funcionando normalmente. Ressalto que são exames diferentes: mamografia é uma coisa, ressonância é outra. Temos três prestadores de serviço para a mamografia, justamente por conta dos exames de rotina, que são obrigatórios para mulheres acima dos 40 anos. Já a ressonância é um exame de alta complexidade e nem todo médico solicita, pois depende de critérios técnicos e, geralmente, de exames anteriores”, explicou a secretária.

Hospital Municipal São Benedito 

O Hospital Municipal São Benedito (HMSB) terá a substituição do tomógrafo atual por um equipamento de última geração, além da instalação inédita de uma ressonância magnética de 3 Tesla. Os novos aparelhos marcam um salto tecnológico na rede pública de saúde da capital, dobrando a capacidade de atendimentos e elevando significativamente a qualidade e a precisão dos diagnósticos.

A instalação do novo tomógrafo, um modelo de 64 canais, substituirá o equipamento atual de 16 canais. A troca proporcionará maior agilidade na realização dos exames e maior precisão nos laudos diagnósticos. Paralelamente, a unidade se prepara para receber, até a segunda quinzena de setembro, a nova ressonância magnética de 3 Tesla, inédita no município, que permitirá uma análise mais detalhada e eficaz em diversas patologias.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.