Sala de Situação para conter incêndios é instalada em município de Mato Grosso

A Sala de Situação do Pantanal foi instalada em Poconé para fortalecer o combate aos incêndios florestais, reunindo mais de 10 instituições.

Fonte: CenárioMT

Governo instala Sala de Situação em Poconé para conter incêndios
Governo instala Sala de Situação em Poconé para conter incêndios - Foto: SECOM-MT

O Mato Grosso deu início à Operação Pantanal 2025 com a instalação da Sala de Situação em Poconé, que funcionará como centro estratégico no monitoramento e combate aos incêndios florestais no bioma Pantanal.

Mais de 10 instituições, entre órgãos estaduais, federais e representantes do setor produtivo, passam a atuar de forma integrada na operação. A ação foi anunciada nesta terça-feira (24) durante evento no município.

De acordo com o comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Rony Robson Cruz Barros, a Sala de Situação será fundamental para garantir respostas rápidas e coordenadas na região. Ao todo, 145 profissionais estarão mobilizados, incluindo 80 combatentes, 52 servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e suporte com 28 máquinas operacionais, além de um helicóptero do Ciopaer, duas aeronaves de asa fixa, 20 viaturas e quatro aeronaves da Defesa Civil.

Outro destaque é o fortalecimento do Sistema Integrado de Cadastro de Recursos, que permite acionar recursos voluntários do setor produtivo, como tratores, caminhões-pipa e insumos, em situações de emergência ambiental.

O secretário executivo do Comitê Estadual do Fogo, coronel Dércio Santos da Silva, reforçou os investimentos em estrutura, capacitações e equipamentos. “Sabemos dos desafios, mas estamos preparados. A população espera ações efetivas para proteger o Pantanal”, declarou.

Desde 17 de junho, está em vigor a Instrução Normativa 02/2025, que obriga a construção de aceiros em propriedades rurais no Pantanal. As faixas de terreno devem ter entre 20 e 40 metros de largura. Já nas divisas, cada imóvel precisa construir seu aceiro com no mínimo 10 metros e no máximo 20 metros.

Em casos de emergência, aceiros com medidas superiores ou que envolvam supressão de vegetação nativa – exceto pastagens – dependem de autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Homenagem
A Sala de Situação em Poconé recebe o nome de Antônio Luiz de Almeida França Satyro, ambientalista e defensor do Pantanal, falecido em março deste ano. Satyro foi referência nacional na educação ambiental e, nos incêndios entre 2020 e 2024, cedeu sua propriedade para apoio às operações de resgate e atendimento a animais.

O evento de inauguração contou com a presença de representantes do Exército, Abin, Senado, Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Defesa Civil, Polícia Civil e Polícia Militar.