Rumo apresenta serviços e soluções logísticas para o agro e a indústria durante a Expoind

Empresa participa da feira a partir de terça (4/11), em Cuiabá. Em destaque, o papel da ferrovia no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso

Fonte: Assessoria

A Rumo Logística, maior operadora privada de transporte ferroviário de carga do país, participará da Expoind, de 4 a 6 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento é organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e reunirá mais de 100 empresas de sete setores produtivos, com foco em inovação, sustentabilidade e fortalecimento da indústria mato-grossense.

Mato Grosso, conhecido pela força e produtividade no campo, avança também na industrialização e diversificação econômica, e a participação da Rumo reforça a integração entre o setor logístico e a indústria, ampliando a conexão entre o agronegócio e o beneficiamento local de produtos.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o coordenador de Gestão Ambiental da Rumo, Gustavo Bottrel, a presença da empresa na feira mostra o compromisso em se conectar com os diferentes setores produtivos e que a Rumo vai além do transporte de grãos, em busca de gerar renda e impulsionar o crescimento econômico sustentável do estado.

“A Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo representa um novo marco para a Rumo e para o desenvolvimento de Mato Grosso. Após a sua conclusão, será mais do que um corredor logístico, será a espinha dorsal de um novo ciclo de prosperidade para o estado”, explicou ele.

Os visitantes da Expoind poderão visitar o espaço criado pela Rumo e conhecer as ações desenvolvidas pela empresa em diferentes setores, incluindo o social e ambiental.

[Continua depois da Publicidade]

Emprego e desenvolvimento no setor da construção civil

As obras da ferrovia concentram mais de 5 mil trabalhadores, simultaneamente. Segundo o Caged, entre janeiro e agosto de 2025, as contratações no setor de construção de ferrovias e rodovias em Mato Grosso aumentaram 75,8%, com destaque para Primavera do Leste, onde o número de trabalhadores cresceu 150%.

Com 740 km de extensão, a Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, com passagem por 16 municípios e um ramal até Cuiabá. Iniciada em novembro de 2022 e com investimento 100% privado, a obra consolida Mato Grosso como polo de exportação e industrialização. O primeiro trecho com 162 km de obras entrará em operação no segundo semestre de 2026, juntamente com um novo terminal de cargas, instalado na BR-070 entre Primavera do Leste e Campo Verde e que terá capacidade para 10 milhões de toneladas por ano, inicialmente.

Cadeia produtiva do etanol

A ferrovia que conecta Mato Grosso ao Porto de Santos, em São Paulo, é essencial para integrar as cadeias de beneficiamento e produção de biocombustíveis, aproximando os produtos locais dos polos industriais e exportadores.

Nos últimos anos, a Rumo contribuiu significativamente com o escoamento de biocombustíveis de Mato Grosso. No início, em 2019, foram embarcados 188 mil m³ de etanol ou biodiesel em vagões-tanque. Desde então, o volume aumentou de maneira contínua, atingindo 2,161 milhões de m³, em 2024. Em comparativo, desde o início da série histórica (2019) até o dado mais recente (2024), o aumento é de mais de 1.000% no volume transportado de biocombustíveis.

“Ao conectar o maior produtor de grãos do país às rotas estratégicas de exportação, teremos a pujança produtiva ligada às cadeias de beneficiamento e exportação, todo o potencial transformador dos nossos trilhos aliados ao estado que mais cresce no Brasil, ajudando a desenvolver insumos especializados, produto acabado e emprego de qualidade”, afirmou o coordenador.

Além do impacto econômico, a ferrovia avança com foco em sustentabilidade. A Rumo implementa programas ambientais para proteger fauna e flora e promove ações sociais que fortalecem as comunidades que vivem em municípios por onde passam os trilhos. A empresa é a única brasileira do setor logístico a integrar, por dois anos consecutivos, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade e compõe o ISE B3, que reconhece as melhores práticas ambientais e sociais.

Sobre a Rumo

A Rumo administra 13 mil km de ferrovias em nove estados, com 1.200 locomotivas e 33 mil vagões. Conta com mais de 8 mil colaboradores, 10 terminais de transbordo e 6 terminais portuários. A empresa oferece soluções logísticas seguras, eficientes e de baixo carbono, consolidando-se como uma das principais impulsionadoras do agronegócio e da indústria brasileira.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT