Pela primeira vez no Mato Grosso, a Rotam Extreme foi realizada no Parque Novo Mato Grosso, maior espaço multieventos da América Latina. A oitava edição do evento, promovida pela Polícia Militar na manhã de domingo (8), reuniu 4.502 atletas nos percursos de cinco e sete quilômetros, repletos de obstáculos naturais e artificiais.
Mais de 25 desafios testaram a força, equilíbrio e coordenação motora dos competidores. A expectativa da organização era reunir até dez mil pessoas, incluindo atletas, familiares e amigos.
De acordo com o comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), tenente-coronel Costa Gomes, a logística contou com direção de prova, fiscais de obstáculos, recepção pós-prova e pontos de hidratação para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. Ao todo, mais de 200 profissionais estiveram envolvidos na execução da corrida.
“Chegamos à oitava edição da Rotam Extreme, que já é tradição em nossa Capital e conhecida nacionalmente. A edição deste ano foi especial pela estreia no Parque Novo Mato Grosso e pela expressiva participação de atletas”, destacou o tenente-coronel.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, elogiou o empenho dos policiais da unidade especializada e ressaltou que a corrida é uma ferramenta importante para aproximar a população da instituição. O evento contou com o apoio de secretarias estaduais e da iniciativa privada.
Além dos corredores locais, a edição 2025 recebeu participantes de 14 estados brasileiros. O arquiteto Vinicius Oliver, do Rio de Janeiro, participou pela primeira vez e relatou ter vivido uma experiência intensa e gratificante. A servidora pública Vanessa de Castro também participou pela primeira vez e elogiou a organização e segurança da prova.
Segundo o comandante da Rotam, o evento também tem como objetivo arrecadar recursos para manter a estrutura do batalhão e fortalecer projetos sociais que atendem cerca de 300 crianças e adolescentes por meio do esporte.
Na véspera da corrida principal, o sábado (7) foi marcado pela Rotam Extreme Kids, voltada para crianças de 4 a 12 anos, realizada na sede do batalhão no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Mais de 300 pequenos atletas participaram da competição.
Entre os projetos sociais apoiados pela iniciativa estão o Jiu-Jitsu Rotam e a escolinha de futebol Grêmio Rotam, que já formaram campeões em diversas categorias e promovem cidadania por meio da prática esportiva.