Polícia Civil desmonta rede de tráfico de armas com atuação em Rondonópolis

Grupo criminoso vendia armas e munições para diversos públicos, incluindo membros de facções.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil desmonta rede de tráfico de armas com atuação em Rondonópolis
Polícia Civil desmonta rede de tráfico de armas com atuação em Rondonópolis - Foto: PJC

Mato Grosso foi alvo de uma nova ofensiva contra o crime organizado. A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação Desarme, com foco em desmantelar um grupo criminoso responsável pelo comércio ilegal de armas de fogo e munições em Rondonópolis.

A ação, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), cumpre dez ordens judiciais, sendo quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão, expedidos pela Terceira Vara Criminal local.

[Continua depois da Publicidade]

As investigações começaram em maio de 2024, após um furto mediante fraude em uma lotérica da cidade. A apuração levou à descoberta de uma rede de venda ilegal de armas com alcance variado e armamentos de diferentes calibres, inclusive usados em homicídios na região.

Entre os alvos estão um casal e outras duas pessoas que atuavam na intermediação e comercialização do armamento. As vendas eram feitas por WhatsApp, com envio de fotos e preços dos produtos. Um dos compradores seria um detento da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), identificado como integrante de facção criminosa.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a apuração, também foi identificada uma casa de pesca que funcionava como ponto de venda clandestina de armas e munições. Com base nas provas reunidas, a delegada Anna Paula Marien solicitou os mandados, que foram deferidos pela Justiça.

A operação faz parte do plano estratégico da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes, vinculada ao programa Tolerância Zero do governo estadual, que intensifica ações contra organizações criminosas em todo o território mato-grossense.

As investigações continuam com o objetivo de localizar outros envolvidos na prática criminosa.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.