Apesar das campanhas de conscientização e do aumento da fiscalização, a prática de descarte de resíduos em locais inadequados continua sendo um problema em Rondonópolis. Para combater o crime ambiental, a prefeitura, com o apoio da população e de câmeras de segurança, está identificando e multando os responsáveis.
O problema, que se concentra em áreas conhecidas como “bolsões de lixo”, tem sido monitorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em apenas seis meses, 24 multas foram aplicadas a pessoas flagradas descartando resíduos de forma irregular, como restos de construção, podas de árvores e móveis velhos.
De acordo com o secretário Álvaro Fachim, o valor médio de cada multa chega a R$ 7.900,00. Por isso, ele reforça a necessidade de a população utilizar os Ecopontos para o descarte correto, evitando grandes prejuízos financeiros e ambientais.
A população pode ajudar as autoridades a combater a prática criminosa. Denúncias anônimas podem ser feitas através do telefone (66) 99234-4005.