A Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando a maior capacitação em atendimento pré-hospitalar já realizada na região, focada em qualificar profissionais que atuam em urgência e emergência.
O treinamento, sob a organização do SAMU e UPA de Rondonópolis, visa elevar a qualidade do atendimento em momentos críticos.
A capacitação reunirá 280 profissionais (divididos em duas turmas de 140) das cidades de Rondonópolis, Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga, evidenciando o papel de Rondonópolis como polo regional de saúde.
Estrutura do treinamento
O programa está dividido em duas etapas:
- Teoria (1 e 2 de novembro): A parte teórica será ministrada por médicos especialistas na área.
- Prática (8 e 9 de novembro): Serão realizadas simulações realísticas de alta complexidade de atendimento pré-hospitalar, incluindo:
- Vítimas em ônibus lotado.
- Acidentes com capotamento de carro, explosão e feridos.
- Colisões entre motocicletas, com vítimas adultas e crianças.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou a importância da qualificação: “Estou feliz com essa ação porque, além da gente estar conseguindo resolver os problemas da saúde pública, também estamos cooperando com os municípios da região sudeste do Estado.”
O secretário de Saúde, Mykaell Vitorino, reforçou o compromisso: “Esses profissionais são a linha de frente em momentos decisivos. São eles que recebem nossos cidadãos nas situações mais críticas, quando cada segundo faz diferença. Equipes bem treinadas significam mais vidas salvas e um atendimento de qualidade para toda a população.”


















