Rondonópolis lança campanha “Aquecendo Vidas” para proteger pessoas em situação de rua do frio

A iniciativa visa distribuir cobertores e agasalhos para pessoas em situação de rua, protegendo-as do frio atípico que atinge a cidade.

Fonte: CENÁRIOMT

Rondonopolis lanca campanha Aquecendo Vidas para proteger pessoas em situacao de rua do frio
Rondonópolis lança campanha "Aquecendo Vidas" para proteger pessoas em situação de rua do frio

As baixas temperaturas chegaram a Rondonópolis, e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social (Sempras), iniciou nesta quinta-feira (29) a campanha “Aquecendo Vidas”. A iniciativa visa distribuir cobertores e agasalhos para pessoas em situação de rua, protegendo-as do frio atípico que atinge a cidade.

A primeira-dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, destacou a urgência da ação: “O frio dói, e essas pessoas precisam ser aquecidas, até mesmo para preservar a saúde”. Nesta primeira noite, a equipe tem como meta distribuir ao menos 200 cobertores, número que pode ser ampliado conforme a demanda. As entregas estão sendo realizadas nos principais pontos de concentração de pessoas em situação de rua, como o entorno do Bom Samaritano, Chuveirão das Tintas, Atacadão, Praça da Saudade, Praça Bom Jesus, Praça Brasil, Praça dos Carreiros e região da Vila Canaã.

Como ajudar e a importância do Centro POP

Para manter um bom volume de doações, a campanha também está arrecadando agasalhos e cobertores. As doações podem ser entregues no Centro POP ou em uma das nove unidades do CRAS espalhadas pelos bairros de Rondonópolis.

Durante o período de frio, o atendimento no Centro POP é intensificado. “Nessa época chegamos a receber até 120 pessoas por dia”, informou a coordenadora do Centro Pop, Naidellainy Domingues. Ela explicou que o frio é um momento oportuno para encaminhar os assistidos para casas de acolhimento e até para tratamentos, pois a vulnerabilidade sensibiliza essas pessoas, que buscam mais ativamente sair da condição de desabrigados.

Pedro Henrique, que vive em situação de rua, reconheceu a importância da ação: “Achei muito bom. A gente que está na rua não tem onde dormir, e esse cobertor ajuda muito. No frio, não ter onde dormir e não ter com o que se cobrir faz a gente não dormir direito”.

O prefeito Cláudio Ferreira enfatizou o comprometimento de sua gestão com o social. “Ajudar os que mais precisam é um compromisso da nossa gestão, por isso estamos dando uma atenção especial aos trabalhos com foco na promoção e assistência social, os quais vêm sendo muito bem conduzidos pela secretária Alessandra Ferreira”, disse o gestor.

A campanha “Aquecendo Vidas” continuará enquanto durar o período de frio, e outras ações estão previstas caso novas frentes frias atinjam a cidade.