Riqueza cultural é destaque em projeto indígena na escola de Mato Grosso

Estudantes de Cuiabá apresentaram trabalhos interdisciplinares sobre povos indígenas, promovendo respeito e valorização cultural.

Fonte: CenárioMT

Riqueza cultural é destaque em projeto indígena na escola de MT
Riqueza cultural é destaque em projeto indígena na escola de MT - Foto: SEDUC

A Mato Grosso foi palco de uma celebração educativa e cultural nesta quinta-feira (26), com a realização do projeto “Vozes Ancestrais – Riqueza Cultural dos Povos Indígenas” na Escola Estadual Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, em Cuiabá. A ação integrou o processo avaliativo do segundo bimestre de 2025.

Desenvolvido de forma interdisciplinar, o projeto envolveu as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física. O objetivo principal foi valorizar e preservar as culturas indígenas brasileiras, promovendo conhecimento e respeito à diversidade cultural.

Durante a abertura, o diretor Wagner Mônantha destacou a importância da iniciativa para fomentar atividades educativas e artísticas com a participação da comunidade escolar. O professor Pedro Romeiro reforçou o papel do projeto no combate a estereótipos e preconceitos, além de contribuir para o empoderamento dos povos originários.

A cada turma foi designado um povo indígena específico do estado, e os estudantes realizaram pesquisas aprofundadas sobre diversos aspectos dessas culturas — como história, idioma, rituais, alimentação, moradias, localização geográfica e brincadeiras. Os resultados foram apresentados por meio de cartazes, vídeos, peças teatrais e materiais didáticos produzidos pelos próprios alunos.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, prestigiou o evento e elogiou o trabalho dos estudantes e professores. Ele afirmou que a proposta tem potencial para se tornar referência em outras escolas da rede estadual, reconhecendo o papel da educação na transformação de vidas.

Porto também destacou que o desempenho da rede estadual de Ensino Médio saltou da 22ª para a 8ª colocação no ranking nacional, resultado do comprometimento de toda a equipe escolar. Ele encerrou sua participação reafirmando a meta da Seduc de alcançar o top 5 do IDEB em 2026.