O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou que, a partir de 1º de agosto, todos os registros de sinistros de trânsito sem vítima devem ser feitos exclusivamente de forma digital, por meio do portal do Detran de Mato Grosso. O procedimento é gratuito e pode ser acessado tanto por celular quanto computador.
Para registrar um sinistro, o condutor deve acessar a área de serviços do site oficial e selecionar a opção “registro de sinistro sem vítima”. O acesso à página pode ser feito com MT Login, conta do Governo Federal ou qualquer e-mail válido.
O processo exige o envio de fotos e vídeos do ocorrido, sendo possível que qualquer um dos condutores envolvidos realize o registro. Após o envio, os dados são analisados pelo Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), que emite uma certidão digital do sinistro. O documento pode ser utilizado, por exemplo, para acionar o seguro do veículo.
Sinistros sem vítima são aqueles que envolvem apenas danos materiais, como batidas leves, colisões em cruzamentos, raspões durante manobras ou situações provocadas por fatores naturais, como chuva intensa ou pista escorregadia.
De acordo com o gerente do Renaest, Walber Desto, reunir essas informações contribui para desenvolver estratégias de prevenção. “Traçando parâmetros para reduzir sinistros sem vítima, também podemos evitar casos com vítima”, pontuou.
O presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, destacou que a medida integra o processo de modernização dos serviços públicos. “Essa nova ferramenta evita deslocamentos desnecessários e traz mais agilidade ao condutor”, afirmou.
Em situações de sinistro com vítima, o Detran orienta que os envolvidos acionem o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190.