Embora a maioria das manifestações da população, como denúncias, reclamações, sugestões e elogios, seja registrada por meios eletrônicos, a Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso também disponibiliza atendimento presencial. O objetivo é garantir o acesso ao serviço para cidadãos que não têm familiaridade com as ferramentas digitais ou que preferem o contato direto com um atendente.
O serviço é gratuito e assegura o direito do usuário de ser ouvido e obter retorno sobre sua manifestação. Além disso, o atendimento presencial nos órgãos públicos facilita o fornecimento de informações específicas, promovendo um acolhimento mais direcionado e encaminhamentos mais eficazes.
“Queremos garantir que todos os cidadãos tenham condições de se manifestar, seja pelo meio digital, por telefone ou presencialmente. A pluralidade dos canais reforça nosso compromisso com a escuta ativa e a melhoria da gestão pública”, afirmou a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), Aline Landini.
Coordenada pela CGE, a Rede de Ouvidorias é um canal estratégico de diálogo entre a sociedade e o governo estadual, presente em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo de Mato Grosso. Atualmente, são 38 ouvidorias setoriais e especializadas em operação.
A atuação em rede segue diretrizes padronizadas e utiliza um sistema eletrônico único: o Fale Cidadão. A plataforma concentra todas as manifestações sobre os serviços públicos estaduais, permitindo um tratamento mais ágil e eficiente das demandas. Por meio do Fale Cidadão, é possível registrar manifestações por site, telefone, aplicativo ou pessoalmente, sendo todas centralizadas no sistema para acompanhamento.
Mais informações, como endereços e contatos das ouvidorias setoriais, estão disponíveis no site da CGE: www.cge.mt.gov.br/unidades-setoriais1.
Para conferir as formas de acesso e aprender como registrar uma manifestação, acesse o link indicado no portal oficial da Ouvidoria do Estado.