Rede Cegonha acelera laqueaduras e Vasectomias para zerar fila em Várzea Grande

As pacientes consideradas aptas começarão a ser direcionadas para a cirurgia a partir da próxima semana.

Fonte: CENÁRIOMT

Rede Cegonha acelera laqueaduras e Vasectomias para zerar fila em Varzea Grande
Rede Cegonha acelera laqueaduras e Vasectomias para zerar fila em Várzea Grande

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande está acelerando os procedimentos de esterilização voluntária após o mutirão de laqueadura realizado em 13 de setembro. Cerca de 30 mulheres já foram encaminhadas para a Rede Cegonha (Hospital e Maternidade Dr. Francisco Lustosa), onde realizaram exames laboratoriais preparatórios.

As pacientes consideradas aptas começarão a ser direcionadas para a cirurgia a partir da próxima semana.

A Dra. Gabriela Zandonaide informou que as cirurgias de laqueadura serão realizadas todas as segundas e quintas-feiras, no período da tarde, na Rede Cegonha. O ritmo será mantido até que a Secretaria Municipal de Saúde consiga zerar a fila das mulheres habilitadas.

“A cada dia de cirurgia vamos atender, em média, quatro pacientes. Isso vai acelerar os procedimentos e, em pouco tempo, conseguiremos concluir essa primeira etapa,” destacou a médica.

Paralelamente, a Secretaria continua acompanhando novas mulheres interessadas em ingressar no Programa de Planejamento Familiar. As pacientes passam por um processo de preparação rigoroso que inclui consultas com ginecologista, palestras educativas e acompanhamento psicológico e social antes de serem consideradas aptas para a cirurgia.

O programa de planejamento familiar também contempla os homens. Três pacientes já foram habilitados para a vasectomia e estão em acompanhamento psicológico. Após essa etapa, seguirão para a avaliação final antes do procedimento, que é considerado menos invasivo e pode ser realizado em ambiente ambulatorial.

O impacto da iniciativa já é notável: na semana seguinte ao mutirão, a Secretaria registrou mais 20 atendimentos relacionados ao planejamento familiar, abrangendo palestras e novas consultas. A iniciativa busca ampliar o acesso a métodos contraceptivos definitivos, garantindo que a decisão seja tomada de forma consciente, segura e humanizada.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.