Reconhecimento facial ajuda a prender foragidos durante eventos em Mato Grosso

Dois homens com mandados de prisão foram capturados em Cuiabá e Chapada dos Guimarães graças à tecnologia do programa Vigia Mais MT.

Fonte: CenárioMT

Sesp-MT
Reconhecimento facial ajuda a prender foragidos durante eventos em Mato Grosso - Foto: SESP

O sistema de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT resultou na prisão de dois foragidos da Justiça em ações realizadas no último sábado (27), em Mato Grosso.

Em Chapada dos Guimarães, um homem de 44 anos condenado a 18 anos e oito meses por estupro de vulnerável foi identificado durante o Festival de Inverno. A detecção ocorreu por meio da Plataforma de Observação Elevada (POE), operada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O suspeito foi monitorado até ser abordado por policiais militares por volta das 23h e levado à delegacia local.

Já em Cuiabá, outro homem com mandado de prisão por roubo foi reconhecido pelas câmeras do Vigia Mais MT na Avenida Fernando Corrêa da Costa. Ele foi acompanhado pelos operadores do Ciosp até ser interceptado dentro de um ônibus do transporte coletivo e encaminhado à delegacia.

Criado para fortalecer a segurança pública com o uso de tecnologia, o Vigia Mais MT inicialmente previa a instalação de 15 mil câmeras nos 142 municípios do estado. Com a adesão de secretarias e escolas, o número de equipamentos ultrapassou 20 mil, incluindo 5.500 câmeras em unidades escolares estaduais.

Desde a incorporação da tecnologia de reconhecimento facial em eventos e pontos estratégicos, o programa já possibilitou a prisão de 60 foragidos. Além disso, a leitura de placas veiculares contribuiu para a recuperação de 123 veículos e a devolução de R$ 6,4 milhões em bens à população somente neste ano.