Querência e Lucas do Rio Verde: os principais municípios em crescimento populacional de Mato Grosso

Agro impulsiona crescimento populacional em dez municípios de Mato Grosso

Fonte: da Redação com inf. Diário de Cuiabá

AGRO
Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

De acordo com dados preliminares do Censo de 2022 compilados pelo Observatório do Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), os dez municípios que mais cresceram em população entre 2010 e 2022 em Mato Grosso têm como base econômica o agronegócio.

No topo da lista está o município de Querência, que apresentou um aumento populacional de 105%. Em seguida, temos Lucas do Rio Verde (83,9%), Nova Mutum (75,9%), Sinop (73,3%), Campos de Júlio (71,1%), Campo Novo do Parecis (66,4%), Sorriso (66,3%), Itanhangá (64,7%), Primavera do Leste (63,5%) e Sapezal (59,9%). Esses municípios estão localizados na região do Baixo Araguaia, Sul e no eixo da BR-163.

O menor deles é Itanhangá, que possui atualmente 7.539 habitantes, porém, em 2010, contava apenas com 5.276 habitantes. Já o maior município é Sinop, com uma população atual de 196.067 pessoas, enquanto há 13 anos esse número era de 111.676 habitantes.

Por outro lado, cinco municípios de diferentes regiões do Estado tiveram uma redução populacional. Novo Santo Antônio perdeu 66,65% de seus moradores, seguido por Cotriguaçu (26,51%), Guiratinga (21,32%), Alto Paraguai (20,44%) e Jauru (19,97%).

[Continua depois da Publicidade]

É importante ressaltar que municípios vizinhos a Novo Santo Antônio tiveram um aumento populacional, como Serra Nova Dourada, que fica a 60km de distância da cidade. Serra Nova Dourada é a segunda menor cidade de Mato Grosso e teve um crescimento de 31,86% em sua população, passando de 1.365 habitantes para 1.800 em 2022. Além disso, possui um PIB per capita de R$ 32.890, enquanto Novo Santo Antônio tem um PIB per capita de R$ 18.123. São Félix do Araguaia, que também faz limite com a cidade que mais perdeu habitantes no Estado, registrou um crescimento populacional de 29,25%, alcançando uma população de 13.612 moradores, em comparação aos 10.531 que tinha em 2010.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o crescimento de Mato Grosso e do Centro-Oeste era esperado devido aos indicadores positivos de exportações, geração de emprego, abertura de empresas e microempreendedores individuais nos últimos anos. O crescimento agrícola do Estado e a instalação de novas indústrias demandaram mão de obra, motivando a migração de pessoas29,25%, alcançando 13.612 moradores, em comparação aos 10.531 que tinha em 2010.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o crescimento de Mato Grosso e da região Centro-Oeste era esperado, devido aos indicadores de exportações, geração de emprego, abertura de empresas e microempreendedores individuais, que vinham em constante crescimento nos últimos anos. O crescimento do setor agrícola do Estado e a instalação de novas indústrias foram impulsionadores significativos, demandando mão de obra e atraindo pessoas para o Estado.

Miranda destaca que a busca de empregos em outras cidades, mesmo que não necessariamente maiores, contribuiu para a redução populacional em alguns municípios. Campos de Júlio e Itanhangá são exemplos de pequenas cidades que expandiram em número de população, contando com menos de dez mil habitantes. Para enfrentar esse desafio, uma das alternativas é a implantação de agroindústrias para criar empregos nessas localidades.

O secretário ressalta que Mato Grosso está em um período de desenvolvimento econômico irreversível, com uma economia verticalizada e incentivos à industrialização. Além disso, as obras estruturais, como a construção de ferrovias e a duplicação da BR-163, devem gerar mais emprego, renda e promover o crescimento populacional do Estado.

Portanto, o cenário de crescimento e redução populacional nos municípios de Mato Grosso reflete as oportunidades de emprego, a atração de investimentos e o desenvolvimento econômico em diferentes regiões do Estado.

Entre no grupo do CenárioMT no WhatsApp e receba notícias em tempo real – Clique Aqui!

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.