Queimada irregular em Mato Grosso resulta em prisão em flagrante

Um homem foi preso em Alto Araguaia após ser flagrado iniciando uma queimada ilegal, em meio a diversas infrações ambientais.

Fonte: CenárioMT

Queimada irregular em Mato Grosso resulta em prisão em flagrante
Queimada irregular em Mato Grosso resulta em prisão em flagrante - Foto: BOMBEIROS

Mato Grosso registrou mais um caso de crime ambiental. Na segunda-feira (15), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar prendeu um homem em Alto Araguaia, a 418 km de Cuiabá, após flagrá-lo ateando fogo em uma propriedade particular na zona rural. Ele foi conduzido pela Polícia Militar e deverá responder por queimada irregular e por crime ambiental.

O foco do incêndio foi identificado por monitoramento via satélite da Sala de Situação Descentralizada, em Rondonópolis. A equipe foi enviada imediatamente e encontrou o suspeito iniciando o fogo e praticando outras irregularidades ambientais. O homem se apresentou como filho do proprietário da área.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a fiscalização, os bombeiros constataram supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente sem autorização, queima irregular de madeira amontoada e alteração do uso do solo. Diante do flagrante, a Polícia Militar conduziu o homem até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. Ele responderá conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), que prevê multas e até reclusão.

O comandante-geral do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, destacou que, além das sanções criminais, o infrator poderá sofrer penalidades administrativas, conforme o Decreto nº 1.403/2025, que proíbe o uso de fogo em áreas rurais durante o período estipulado pelo governo estadual.

[Continua depois da Publicidade]

Somente em 2025, o Corpo de Bombeiros já aplicou mais de R$ 79 milhões em multas por crimes ambientais e autuou mais de 114 propriedades, cobrindo mais de 108 mil hectares.

O CBMMT reforça que o uso de fogo para manejo e limpeza está proibido no estado durante o período crítico de estiagem. No Pantanal, a proibição segue de 1º de junho a 31 de dezembro. No Cerrado e na Amazônia, o período vai de 1º de julho a 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, a prática é vedada durante todo o ano.

A população deve denunciar qualquer indício de incêndio florestal pelos telefones 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.