Queda de homicídios em Mato Grosso atinge 41% em uma década

Redução expressiva nos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte é atribuída à atuação das forças de segurança.

Fonte: CenárioMT

Queda de homicídios em Mato Grosso atinge 41% em uma década
Queda de homicídios em Mato Grosso atinge 41% em uma década - Foto: Christiano Antonucci/Secom MT

Mato Grosso registrou uma queda de 41% nos crimes de homicídio doloso entre os primeiros semestres de 2015 e 2025. O dado consta em balanço divulgado pelo programa Tolerância Zero, voltado ao combate de facções criminosas no estado.

Segundo o levantamento, foram registrados 327 homicídios nos primeiros seis meses de 2025, frente a 557 casos no mesmo período de 2015. Além da redução nos homicídios, os índices de latrocínio e lesão corporal seguida de morte também despencaram.

Os latrocínios apresentaram queda de 79% em comparação com 2015, passando de 24 para cinco ocorrências. Em relação a 2019, quando houve 29 casos, a redução chega a 83%. Já os registros de lesão corporal seguida de morte caíram de 15 para dois no comparativo com 2015 — uma retração de 87%. Frente a 2019, a diminuição foi de 60%.

O governador Mauro Mendes destacou o trabalho das forças de segurança diante das dificuldades legais e operacionais. “Mesmo com tantos obstáculos, os resultados estão aí. Não podemos nos acomodar, ainda temos muito a implementar”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, também ressaltou a atuação policial. Para ele, os investimentos e a presença contínua das forças de segurança foram cruciais para a diminuição dos crimes violentos no estado.

Lançado em novembro do ano passado, o programa Tolerância Zero implementou ações como o reforço no efetivo policial e a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), dedicada ao sistema penal, como estratégias centrais no enfrentamento à criminalidade.