Quatro anos após Lei do Feminicídio, apenas MT não tem registros do crime entre os estados do país

Fonte: G1 MT

quatro anos apos lei do feminicidio apenas mt nao tem registros do crime entre os estados do pais 811990

Mato Grosso é o único estado que não tem registros de casos de feminicídio em todo o país. É o que mostra um levantamento publicado nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, sobre mortes de mulheres no Brasil com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria da Segurança do estado, a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal trabalha apenas com dados dos boletins de ocorrência. “O feminicídio é uma circunstância que é apurada durante a investigação ou na fase processual”, diz.

No levantamento anterior, publicado em março de 2018, a reportagem obteve um número com a Corregedoria do Estado. A Secretaria de Segurança afirma, porém, que esse dado não pode ser comparado com o de outros estados. Por isso, ele não foi utilizado nesta edição.

O estado vai na contramão do país. Os números mostram que, quatro anos após a sanção da Lei do Feminicídio, há uma maior notificação desses casos no geral — ou seja, mais delegados estão enquadrando os crimes como feminicídio, e não apenas como homicídio doloso.

[Continua depois da Publicidade]

Queda na morte de mulheres

O levantamento aponta que houve uma ligeira redução no número de mulheres assassinadas em 2018, mas que os registros de feminicídio cresceram em relação ao ano anterior.

São 4.254 homicídios dolosos de mulheres, uma redução de 6,7% em relação a 2017, quando foram registrados 4.558 assassinatos – a queda é menor, porém, que a registrada se forem contabilizados também os homens.

Já em relação aos casos de feminicídio, ou seja, em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero, houve aumento de 8,4%. Foram 1.135 registros no ano passado, ante 1.047 em 2017.