Provas de redação e geometria reforçam Português e Matemática em escolas de Cuiabá

O evento reuniu, pela manhã, os diretores das escolas e, no período da tarde, os coordenadores pedagógicos, em um dos auditórios do Hotel Palace Mato Grosso, localizado no Centro de Cuiabá.

Fonte: CENÁRIOMT

Provas de redação e geometria reforçam Português e Matemática em escolas de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta terça-feira (19) o programa “ViraEduc 100 Dias”, destinado a intensificar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática em cada uma das 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica).

O evento reuniu, pela manhã, os diretores das escolas e, no período da tarde, os coordenadores pedagógicos, em um dos auditórios do Hotel Palace Mato Grosso, localizado no Centro de Cuiabá.

[Continua depois da Publicidade]

O programa educacional foi apresentado pelo secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, que destacou a necessidade de um trabalho conjunto para a conquista de bons resultados no processo de aprendizagem infantil.

“Temos alunos no 5º ano que, infelizmente, não foram alfabetizados na idade certa e precisamos recuperá-los. Não apenas do quinto ano, mas desde o primeiro ano, a partir do princípio da alfabetização. Estamos lançando hoje uma grande força-tarefa para promover essa recuperação da alfabetização e da aprendizagem nos próximos 100 dias. A partir deste projeto, vamos trabalhar para que as crianças avancem da pré-leitura até a leitura básica com eficiência. Temos uma rede de professores engajada e comprometida, e teremos êxito nesta empreitada”.

O programa educacional vai utilizar materiais didáticos, plataformas digitais, avaliações semanais e, como parte da avaliação de Língua Portuguesa, promoverá sempre às sextas-feiras a produção de redações com temas diversos. Essas redações serão corrigidas por um sistema de inteligência artificial que fornecerá o resultado imediatamente. A partir disso, os professores poderão intervir nas dificuldades apresentadas pelos alunos, trabalhando para corrigi-las.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário Amauri Monge também ressaltou que a atual gestão constatou um baixo nível de conhecimento entre os estudantes matriculados na educação básica. “Um diagnóstico da rede foi feito há cerca de 110 dias, com aplicações de mensuração, e detectamos que, infelizmente, não havia plena alfabetização.”

A professora Marina Luca Penhavel elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em priorizar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática, visando à melhoria dos índices de aprendizagem dos estudantes de 7 a 11 anos.

“Há uma necessidade de correção de rumos, e a educação está se pautando por isso. Pela Base Curricular Nacional, até os oito anos a criança precisa ter domínio da leitura, saber resolver questões de Matemática de sua respectiva série e identificar formas geométricas. Vamos trabalhar para a expansão do conhecimento e para o atendimento dessas diretrizes”, destacou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]