Integrantes da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal realizarão uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta segunda-feira (20), a partir das 10h. O objetivo é debater e consolidar as propostas do estado para serem apresentadas na COP 30, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas que ocorrerá em Belém, em novembro.
A diligência foi solicitada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que busca reunir representantes do setor produtivo, do poder público e de instituições do terceiro setor.
O senador destacou que o encontro visa “formular um documento contendo as principais propostas de Mato Grosso para o mundo, o futuro da produção e o meio ambiente”. O objetivo é garantir que a região continue sendo um cenário de desenvolvimento sustentável.
Protagonismo e três biomas
Wellington Fagundes ressaltou a importância estratégica de Mato Grosso no cenário ambiental e produtivo global:
- Produção: É o maior produtor de grãos e carnes do país.
- Biomas: É o único lugar no mundo a congregar três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia.
- Sustentabilidade: O estado demonstra “protagonismo na pauta ambiental” ao adotar um modelo sustentável e eficiente no campo, com investimentos contínuos em pesquisa e inovação.
O senador afirmou que a COP 30 será uma oportunidade para Mato Grosso mostrar que é “capaz de dobrar a produção e ainda conservar 60% de seu território“.