Projeto que propõe criação de mais duas vagas para vereadores em Lucas repercute entre a população

Preocupação de pessoas ouvidas por CenárioMT é o aumento de custos para os cofres públicos

Fonte: CenárioMT

lucas do rio verde aérea
(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Será levado a votação na próxima segunda-feira (26), projeto que propõe a criação de mais duas vagas para vereadores na Câmara de Lucas do Rio Verde. O projeto foi elaborado em 2019, mas só agora será levado a plenário.

O projeto que propõe emenda à Lei Orgânica do município é de autoria de Cristiani Lima, Dirceu Cosma e Marcos Paulista. A matéria tramitou nas comissões da Casa de Leis, conforme prevê o rito legislativo. Porém, não chegou a ser levado à votação na época.

A reportagem de CenárioMT ouviu pessoas nas ruas do município. As opiniões sobre o assunto divergem. A maioria das pessoas, no entanto, demonstraram preocupação com o aumento de gastos no Poder Legislativo. Se criadas, as novas vagas levarão a Mesa Diretora a aumentar o efetivo da Câmara de Vereadores. Além disso, a estrutura física deveria receber investimentos.

“Acho desnecessário ter mais vereadores. Quem vai pagar essa conta? Claro, que somos nós, contribuintes”, criticou Jaqueline Souza.

[Continua depois da Publicidade]

“Não há necessidade de aumentar a quantidade de vereadores. Acredito que existem outras prioridades para atender”, observa José Marcos.

Também há pessoas que concordam em aumentar o número de cadeiras, mas também há preocupação neste sentido. “Melhora a representatividade da população. Mas talvez não seja este o momento”, opinou Roberto Mendonça.

Um empresário, que pediu pra não ser identificado, mostrou preocupação com o assunto. No dia a dia conversa com muitas pessoas e acredita que a maioria delas é contra o aumento no número de vagas. “Acredito que os que apoiam pensam em entrar pra política. É notório que atualmente é necessário ‘enxugar’ as contas públicas, reduzir o tamanho do Estado, sem comprometer o atendimento ao cidadão. É um assunto bastante polêmico”, reconheceu.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.