Um novo projeto em análise na Assembleia Legislativa propõe a obrigatoriedade da presença de fisioterapeutas em maternidades, hospitais e unidades de saúde públicas e privadas de Mato Grosso. A iniciativa prevê atendimento ininterrupto, com profissionais disponíveis durante 24 horas por dia.
Atendimento do pré-parto ao pós-parto
O texto do Projeto de Lei nº 1547/2025 estabelece que a atuação dos fisioterapeutas deve abranger todas as fases do atendimento: pré-parto, parto e puerpério. O objetivo é humanizar a assistência, reduzir complicações e oferecer mais segurança para mães e bebês.
- Redução de dores e desconfortos;
- Prevenção de intervenções desnecessárias;
- Melhoria na recuperação da saúde materna e neonatal.
Alinhamento com recomendações da OMS
A proposta segue diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que recomendam práticas baseadas em evidências científicas para o parto. As instituições de saúde terão prazo de 180 dias para se adequar, caso o projeto seja aprovado.
Tramitação do projeto
O projeto está em tramitação e será analisado pelas comissões temáticas da Assembleia Legislativa antes de seguir para votação em plenário. Caso aprovado, será considerado um avanço na política de saúde estadual, ampliando a qualidade e a dignidade do atendimento às famílias.
Você acha que a presença do fisioterapeuta pode transformar a experiência do parto? Comente sua opinião!