Projeto em Mato Grosso prevê parcelamento nas taxas de cartórios através do cartão de crédito

Hoje, m Mato Grosso, os pagamentos em cartório são feitos em dinheiro.

Fonte: CENÁRIOMT

O pagamento de serviços cartoriais extrajudiciais no Estado de Mato Grosso, por meio de parcelamento através de crédito pode virar lei. O Projeto de Lei n°833/20 com esse objetivo tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, (ALMT) e é de autoria do deputado Estadual, Paulo Araújo (Progressistas).

“A nova era exige atualização dos serviços de interesse público. A celeridade do atendimento é incompatível com longas e demoradas filas, para atendimento aos usuários que, atualmente, em Mato Grosso, ainda precisam circular com dinheiro para fazer pagamentos em cartórios. Queremos com esse projeto mudar essa realidade”, defende o parlamentar.

[Continua depois da Publicidade]

O deputado ressalta ainda que a medida garantirá maior segurança nas transações e disponibilizará maior comodidade aos cidadãos. “A proposição tem o objetivo de garantir que os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso disponibilizem aos cidadãos a possibilidade de realizarem pagamento das suas taxas por meio de parcelamento através de cartão de credito”, pontuou Araújo.

Caso projeto seja aprovado e sancionado, os cartórios extrajudiciais do Estado terão o prazo de 120 dias para se adequarem.

[Continua depois da Publicidade]

Diferença – Há dois tipos de cartório, os judiciais e os extrajudiciais. O primeiro também recebe o nome de varas. Elas são órgãos do Poder Judiciário presidido por juízes, os quais respondem pela guarda e execução de processos judiciais.

Já os cartórios extrajudiciais são vinculados a um tabelião ou oficial de registro. Eles recebem delegação do poder público para registrar atos extrajudiciais e fornecer certidões.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.