Projeto do MP fortalece saúde mental de servidores do sistema prisional

Fonte: CENÁRIOMT

Projeto do MP fortalece saude mental de servidores do sistema prisional
Projeto do MP fortalece saúde mental de servidores do sistema prisional

Com foco na valorização da saúde mental, no fortalecimento das relações interpessoais e na conscientização sobre os impactos do adoecimento psíquico na rotina profissional e pessoal, servidores do Centro de Ressocialização de Várzea Grande (CRVG) participaram da apresentação do projeto “Profissionais do Sistema Penitenciário – Promovendo Saúde Mental e Bem-Estar”. A iniciativa é do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

 

Realizada na terça-feira, 17 de junho, a atividade marcou o encerramento da etapa de escuta dos servidores, cujo objetivo foi colher depoimentos, sugestões e contribuições sobre a temática, visando à construção de um ambiente de trabalho mais humano, seguro e acolhedor.

 

A apresentação contou com a presença da procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal (CAO da Execução Penal), Josane Fátima de Carvalho Guariente. Também participaram, representando o CAO, a policial penal Waldicele Maria de Arruda Duarte e a auxiliar ministerial e psicóloga Vitória Harumi Pinheiro Yoshida, ambas integrantes da equipe executora do projeto.

 

Pela Sejus, estiveram presentes a coordenadora da Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança, Alcedina Tereza Pedroso de Arruda Alves; a superintendente de Gestão de Pessoas, Aline Parminode Palma; e a gerente de Saúde e Segurança, Mara Magri. As representantes destacaram a importância do cuidado com a saúde integral dos servidores e reafirmaram o compromisso da Secretaria com políticas de valorização humana.

 

A direção do CRVG também prestigiou o evento e manifestou apoio à iniciativa. O diretor da unidade, localizada atualmente em Cuiabá, Wendy Alves da Cruz, reforçou a disposição da equipe para colaborar com o desenvolvimento contínuo das ações.

 

O projeto segue com programação em outras unidades prisionais do Estado, consolidando-se como uma estratégia inovadora e necessária para o cuidado com os profissionais que atuam em um dos contextos mais desafiadores do serviço público.