21.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 24 outubro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTProjeto de Lei em MT pode garantir distribuição de medicamentos para tratamento...

Projeto de Lei em MT pode garantir distribuição de medicamentos para tratamento inicial da Covid-19

Por CENÁRIOMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta quarta-feira (22), em primeira votação, o Projeto de Lei 329/2021 que assegura a disponibilização de medicamentos para tratamento na fase inicial e pós de pacientes acometidos pela síndrome respiratória grave (Sars-Cov2), em toda rede pública estadual de saúde.

Segundo o autor da proposta, deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), o objetivo é assegurar a distribuição de cinco tipos de medicamentos, cujo uso, já está liberado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O governo do Estado de Mato Grosso disponibilizará regras e como medida de prevenção, estruturas específicas inseridas dentro da rede pública de saúde, responsável por oferecer testes rápidos de detecção da covid-19”, diz o artigo 2º do dispositivo.

Ao justificar a propositura, Dal Molin defendeu a vacinação como única forma reconhecida pela ciência capaz de erradicar a codi-19, mas contrapôs ao afirmar que municípios de pequeno porte enfrentam dificuldades para ter acesso à medicamentos prescritos por médicos que integram a rede pública de saúde.

“Inúmeros secretários de saúde e prefeitos já me procuraram em busca de emendas para aquisição de medicamentos. O que estou propondo é que o Parlamento ofereça ‘ferramentas’ para que esses profissionais continuem salvando vidas. Posso não pertencer a área da saúde, mas como agente público eu ouço o clamor que vem das ruas, os pedidos de ajuda de quem está lá na ponta cuidando de quem realmente necessita (…)”, disse.

“Estamos aqui para defender vidas e não ideologias políticas. Quem deve discutir sobre prescrição de medicamentos são os médicos com a anuência de seus respectivos pacientes”, esclareceu o parlamentar, ao rebater a afirmação de que estaria incentivando o consumo de medicamentos de eficácia não comprovada cientificamente.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021