Projeto Canoa promove tour educativo com estudantes em Jauru

A proposta do passeio também foi de incentivar o sentimento de pertencimento entre os jovens e fortalecer os laços com a história da comunidade em que vivem.

Fonte: CENÁRIOMT

Projeto Canoa promove tour educativo com estudantes em Jauru

Um passeio diferente marcou a tarde de 44 alunos do 4º ano da Escola Municipal Lourdes Maria, em Jauru (a 425 km de Cuiabá), no dia 24 de junho. Acompanhados por professores e guiados pelo promotor de Justiça Eduardo Antônio Ferreira Zaque, os estudantes participaram de um tour educativo passando por pontos turísticos da cidade. A iniciativa é do Projeto Canoa – Educação Patrimonial.

 

[Continua depois da Publicidade]

A atividade teve como objetivo despertar nas crianças a consciência sobre o valor histórico e social dos bens públicos, além de promover o respeito à memória das pessoas homenageadas com nomes de ruas, praças e repartições públicas. Durante o trajeto, os alunos visitaram locais simbólicos da cidade, como a Praça José Rossi, o Estádio Municipal José Vicente e a sede da Prefeitura Municipal, onde receberam explicações sobre a história e os homenageados de cada espaço.

 

[Continua depois da Publicidade]

“Foi emocionante ver o interesse genuíno das crianças ao conhecerem os espaços públicos da cidade e aprenderem quem foram as pessoas homenageadas nesses locais. Esse tipo de vivência reforça a identidade cultural e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o cuidado do patrimônio coletivo”, avaliou o promotor de Justiça Eduardo Zaque, idealizador da atividade.

 

A proposta do passeio também foi de incentivar o sentimento de pertencimento entre os jovens e fortalecer os laços com a história da comunidade em que vivem.

 

Projeto Canoa – É uma iniciativa estratégica do Ministério Público de Mato Grosso que tem como objetivo promover a articulação entre instituições e comunidades, visando ao engajamento da juventude no reconhecimento e valorização dos bens patrimoniais, tanto materiais quanto imateriais, dos municípios. A proposta busca fomentar a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, além de incentivar a adoção de medidas proativas voltadas ao fortalecimento do controle social e à participação cidadã.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.