Projeto ‘Autismo para Educadores’ capacita professores em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Autismo . Fotos do Canva
Autismo . Fotos do Canva

O Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação apresenta mais uma iniciativa pioneira: o projeto “Autismo para Educadores”. Esta ação se torna imprescindível ao capacitar professores da primeira infância para identificar sinais e sintomas precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em alunos da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso. As inscrições para o curso em Cuiabá estão abertas até o dia 15 de abril.

Este curso, de caráter gratuito, será ministrado por uma equipe composta por profissionais da área da Saúde e está programado para acontecer em dois finais de semana, entre os dias 19 e 27 de abril, na Escola Estadual Dom Pedro II (antigo Presidente Médici), situada na avenida Mato Grosso.

Iniciando pelo município de Cáceres em 5 de abril, o projeto está sendo realizado com grande êxito, e a primeira fase será concluída em 13 de abril. O sucesso desta etapa já garante uma lista de espera para um novo curso na cidade, a ser realizado em setembro deste ano.

“A intenção é encaminhar as crianças o quanto antes para atendimentos especializados, visando aprimorar sua qualidade de vida e desenvolvimento. Temos uma expectativa enorme de que os professores saiam capacitados e motivados, assim como nós estamos”, destaca Rita de Cassia, fonoaudióloga envolvida no projeto.

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O projeto “Autismo para Educadores” é uma realização do Instituto INCA, com coordenação pedagógica do psicólogo Rodrigo Alves Caldeira. Conta com o apoio de uma emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal Dr. Leonardo, em colaboração com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que patrocina o recurso federal.

A iniciativa visa compartilhar conhecimento para oferecer suporte às crianças com TEA e suas famílias, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse grupo.

“Este é um sonho realizado, pois sou pai de um autista. O autismo não define uma pessoa. As alterações neurológicas, comportamentais e outras questões sociais não determinam uma sentença, mas sim a necessidade de diagnóstico, tratamento, respeito e empatia”, enfatiza Dr. Leonardo, médico e ex-deputado federal.

O TEA é um transtorno caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. O diagnóstico precoce é fundamental e deve envolver uma equipe multidisciplinar composta por médicos, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais.

Durante a capacitação, os participantes receberão uma cartilha elaborada por profissionais da Saúde. Esta iniciativa será levada para diversos municípios das regiões de Cáceres e da região metropolitana do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de conscientizar sobre o autismo, possibilitar o diagnóstico precoce e estabelecer práticas de suporte às crianças com TEA ao longo do tempo.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).