Programa Qualifica Lucas entrega mais de 150 certificados na noite desta quarta-feira (14)

Os cursos oportunizaram aos alunos expandir os conhecimentos, criar horizontes e novas fontes de renda

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

programa qualifica lucas entrega mais de 150 certificados na noite desta quarta feira 14
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Aprendizado, conhecimento e dedicação são fatores determinantes na contratação de um profissional para um cargo de trabalho. Após quatro meses de muito estudo, os alunos da primeira turma do Programa Qualifica Lucas do Rio Verde receberam na noite desta quarta-feira (14), os certificados dos cursos que os tornaram ainda mais aptos profissionalmente para a inserção e reinserção no mercado de trabalho.

O maior projeto de qualificação profissional da história do município é realizado por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Assistência Social e Habitação, e conta com a parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – o Senai.

Os cursos oportunizaram aos alunos expandir os conhecimentos, criar horizontes e novas fontes de renda com o conhecimento adquirido. “A capacitação é exatamente para criar oportunidades de trabalho, então, o investimento na mão de obra desses trabalhadores é pensando no agora e também no futuro. Agradecemos também a parceria com o Senai, que abre a porta para cada morador”, pontua prefeito Miguel Vaz.

“Esse é um momento de alegria para nós enquanto poder público e também para os formandos. Entendemos que, para ter oportunidade, precisa do primeiro passo, precisa de investimento, cada um real que investe em qualificação geramos de R$ 4 a R$ 6 reais de renda a mais. Isso é muito importante para quem está começando e para ter oportunidades, precisamos de pessoas qualificadas. O prefeito Miguel Vaz está de parabéns por apostar no desenvolvimento econômico”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

[Continua depois da Publicidade]

Pelo Programa Qualifica Lucas do Rio Verde, são ofertadas 1.000 vagas de qualificação profissional em 11 áreas de conhecimento, sendo elas: alimentos e bebidas, construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, marceneiro de móveis e esquadrias, logística, gestão, refrigeração e climatização, têxtil e vestuário e TI Hardware.

“Está diretamente ligado ao Cras, o Creas, as famílias que realmente precisam. Sempre falamos que o conhecimento não ocupa espaço na vida, ele só veio para somar, ajudar na renda familiar e na condição de vida de cada formando desta noite. Hoje, nós celebramos a finalização desses cursos, que permitirá que todos eles ingressem no mercado de trabalho ainda mais capacitados”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Ao todo, foram entregues 152 certificados referentes aos primeiros alunos dos cursos de Almoxarife, Assistente de Contabilidade, Cozinheiro Industrial, Eletricista Industrial e Soldador de Eletrodo Revestido.

“O curso me agregou muito, eu precisava me capacitar e me tornar ainda mais preparado para a minha profissão, já que pretendo seguir uma carreira de empreendedorismo. A Prefeitura está de parabéns e eu agradeço, porque de outra forma eu não conseguiria ter tantas capacitações no meu currículo”, finaliza Ariel José da Silva, assistente de contabilidade e cozinheiro industrial.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.