Professores e técnicos de Cuiabá discutem políticas para crianças com transtorno de aprendizagem

Fonte: CENÁRIOMT

Professores e tecnicos de Cuiaba discutem politicas para criancas com transtorno de aprendizagem scaled
Professores e técnicos de Cuiabá discutem políticas para crianças com transtorno de aprendizagem

Mais de mil profissionais da educação de Cuiabá participaram, nesta semana, da palestra “Inclusão – Aprendendo a incluir e incluir para aprender”, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação no Hotel Fazenda Mato Grosso, numa parceria com o Instituto Neurosaber.

A ideia é qualificar técnicos e professores visando ações inclusivas na educação para melhor atender crianças diagnosticadas com transtornos de aprendizagem, oferecendo condições para o pleno desenvolvimento. Antes da palestra, houve a exibição de um coral infantil formado por crianças de quatro escolas municipais.

[Continua depois da Publicidade]

A palestrante Luciana Brites, pedagoga, psicopedagoga e mestre em Distúrbios de Desenvolvimento e doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano pela Universidade Mackenzie, ressaltou que a educação inclusiva é entendida como se referindo à colocação de alunos com necessidades especiais em ambientes regulares.E, a importância da escola inclusiva, estimula o respeito e a dignidade.

“O acesso à educação é crucial para garantir que todos os alunos, independentemente de suas capacidades ou necessidades, tenham acesso à educação de qualidade e se sintam valorizados e aceitos. Uma escola inclusiva promove a igualdade de oportunidades, a diversidade cultural e o respeito pela diferença. A construção de uma sociedade mais justa e democrática passa pelo reconhecimento das diferenças. O ambiente escolar e os professores assumem papel estratégico nisso”, disse.

A professora Lucenir Ferreira Delgado, que atua na Escola Municipal de Educação Básica Liberdade, localizada no bairro Osmar Cabral, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em trabalhar pela qualificação dos profissionais da educação para melhor acolher e oferecer aprendizagem às crianças diagnosticadas com transtornos de aprendizagem.

[Continua depois da Publicidade]

“É muito importante porque as crianças são mais valorizadas. Antes, não havia sequer curso de formação. Uma criança especial, em um ambiente escolar, tem que ser estimulada a interagir com o professor para tirar dúvidas, e, os colegas de escola tem que saber as diferenças para prevalecer o respeito e um ambiente de paz para a aprendizagem”, comenta.

O diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Epifânio, ressaltou que é uma das prioridades do prefeito Abilio Brunini é oferecer dignidade nas escolas. “Estamos trabalhando para construir uma relação sólida de técnicos e professores para melhor atender as crianças, permitindo a Cuiabá manter uma qualidade crescente com índices satisfatórios na aprendizagem”.

Também participaram do evento a secretária adjunta de Educação, Jéssica Nayara Silva Oliveira e o secretário de Inclusão e Acessibilidade, Andrico Xavier.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.