Professora de Juína desenvolve trabalho de estímulo à leitura

Como avaliação, os alunos deverão fazer um vídeo relatando o entenderam da obra

Fonte: CenárioMT

Professora aposta em livros digitais para estimular leitura durante a pandemia 2020 09 05 21:28:56
Professora Mariana mostrando os livros que os alunos podem ler pela internet - Foto por: Divulgação

A professora Mariana de Melo, da Escola Estadual Marechal Rondon, localizada no município de Juína (a 735 quilômetros a noroeste da Capital) aposta nos livros digitais para desenvolver um trabalho de estímulo à leitura com suas quatro turmas do 6º ano do ensino fundamental.

Com as aulas remotas e os alunos sem acesso à biblioteca, a professora se aliou à tecnologia e pensou em livros que podem ser baixados pelos alunos fazerem a leitura em casa.

Os alunos gostaram da proposta e a terão a tarefa de ler um livro por mês. Entre os títulos sugeridos estão “O Pequeno Príncipe”, “Diário de um banana” e “Malala, a menina que queria ir para a escola”. Como avaliação, os alunos deverão fazer um vídeo relatando o que entenderam da obra.

Biblioteca

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Para os alunos que estudam com material impresso, Mariana optou por outra dinâmica. Os estudantes deverão utilizar os livros da biblioteca da escola. Para isso, enviam o nome do livro desejado. Mariana está combinando com a equipe gestora para marcar dias específicos para que os estudantes possam buscar o livro na escola, seguindo as regras de higiene e distanciamento social.

Nas aulas presenciais em 2019, Mariana sempre trabalhou a importância da leitura no processo da aprendizagem. Durante as aulas, a professora percebeu que alguns alunos são leitores natos e estavam desviando da leitura e utilizando jogos e brincadeiras disponíveis na internet.

“Então fiz uma proposta de baixar livros e fazer a leitura digitalmente. Em seguida, gravar um pequeno vídeo contando o que entenderam do livro”, explica.

No entendimento da professora, a leitura tem que ser sugerida e prazerosa, jamais imposta. A sua expectativa é que, mesmo com livros na internet, os alunos mantenham o hábito de leitura.

Mariana salienta que a EE Marechal Rondon tem como uma de suas características, um trabalho voltado para a leitura com muitos alunos que se dedicam à leitura, graças a um trabalho da equipe gestora.

“É um trabalho intensivo de incentivo à leitura. Quando comecei a lecionar no 6º ano, percebi o quanto os alunos gostam de ler. Então, o meu desafio era incentiva-los e fazer com que continuassem com o hábito de leitura”, explica.

A professora lembra que, durante a pandemia, os alunos ficaram um certo período sem leitura. Então, aproveitou a tecnologia para incentivar a sua turma a realizar as atividades em vídeo postado no grupo de WhatsApp de pais e alunos.

Tecnologia

Mariana também não economiza em tecnologia. Para o 6º ano, Mariana trabalha em cima da apostila da Seduc disponibilizada para toda as unidades escolares. O conteúdo trabalhado é gênero jornalístico e anúncios. Com isso, solicitou uma entrevista com os pais sobre algum tema atual, no caso o coronavírus. Ao invés de escrever, os alunos gravaram em vídeo a entrevista.

“Uma de minhas alunas entrevistou o pai falando sobre os cuidados que devemos tomar em casa. O vídeo foi compartilhado com os demais alunos. Ficou muito bom”, comemora.

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Ao abordar o gênero jornalístico, a professora convidou um conhecido jornalista da cidade num bate-papo virtual com os alunos das suas turmas. Durante a conversa, foi abordado a questão das fake news. Os alunos perceberam que muitas notícias que eles achavam ser verdadeiras, eram falsas.

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