Procon recomenda instalação de ilhas de hidratação em eventos ao ar livre em Cuiabá

A medida tem como objetivo garantir acesso gratuito à água potável e prevenir casos de desidratação em meio ao calor intenso característico da região.

Fonte: CENÁRIOMT

Procon recomenda instalacao de ilhas de hidratacao em eventos ao ar livre em Cuiaba scaled
Procon Municipal de Cuiabá faz 9,4 mil atendimentos em 9 meses

O Procon Municipal de Cuiabá está recomendando a instalação de ilhas de hidratação em eventos realizados ao ar livre na capital, especialmente durante o período de altas temperaturas, que vai de julho a outubro. A medida tem como objetivo garantir acesso gratuito à água potável e prevenir casos de desidratação em meio ao calor intenso característico da região.

A recomendação prevê que, sempre que possível, os organizadores de eventos realizados entre 10h e 17h disponibilizem as estruturas, que podem ser fixas ou móveis, instaladas no espaço da festa para oferecer água gratuitamente à população, com atenção especial aos grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, o Procon solicita que os organizadores não impeçam a entrada de garrafas de água, desde que sejam transparentes e estejam lacradas.

“É uma necessidade que precisa ser implementada, levando em conta que Cuiabá foi considerada a cidade mais quente do Brasil por cinco dias consecutivos. É uma ideia que o Procon vai recomendar”, afirmou a secretária-adjunta do Procon Municipal, Mariana Almeida Borges.

[Continua depois da Publicidade]

As ilhas de hidratação geralmente contam com galões, bebedouros ou distribuidores de água, garantindo que o acesso à água não seja negado por motivos financeiros. A iniciativa tem respaldo legal: segundo Mariana, trata-se de uma determinação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), conforme estabelece a Portaria nº 44, publicada após a morte de uma pessoa durante um show da cantora Taylor Swift, em 2023.

“A portaria obriga os organizadores de eventos a garantir o acesso à água potável gratuita, seja por meio de bebedouros, ilhas de hidratação ou permitindo a entrada de garrafas de uso pessoal”, explicou Mariana.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.