Procon de Sorriso intervém e concessionária ressarce clientes cobrados de maneira indevida

Órgão de defesa do consumidor verificou que cobrança de esgoto estava sendo feita em unidades ainda não interligadas à rede coletora

Fonte: CENÁRIOMT

Procon de Sorriso intervém e concessionária ressarce clientes cobrados de maneira indevida

Rede de esgoto sempre em dia, tanto relação ao funcionamento quanto em relação à cobrança da taxa. Você sabia que pode acionar o Procon caso tenha problemas com este serviço essencial? Pois é, o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira de Souza, destaca que o órgão de defesa do consumidor intermediou, recentemente, dois acordos entre a concessionária Águas de Sorriso e dois consumidores em que a empresa estava cobrando, de maneira indevida, a taxa de esgoto em unidades de consumo que ainda não estavam interligadas à rede coletora.

Uma das situações ocorreu em um conjunto de salas comerciais situados na Avenida Curitiba, Centro, onde a taxa de coleta de esgoto foi efetuada em uma unidade consumidora onde não havia rede. “Fomos in loco e constatamos que a rede não existia”, informa Michel, acrescentando que a concessionária foi acionada e prontamente se dispôs a resolver a situação.

[Continua depois da Publicidade]

A solução encontrada foi a execução de uma obra de extensão interligando a área externa do imóvel à rede de esgoto e a devolução de R$ 11.654,34.

Já a outra ocorrência foi registrada em uma residência no Condomínio Porto Seguro. Neste caso, a concessionária informou que deve conectar o residencial à rede de esgoto até o fim de 2026, e igualmente devolveu o valor de R$ 19.678,25.

[Continua depois da Publicidade]

“É interessante constar que o ressarcimento equivale ao dobro do eventual dano causado ao consumidor, mais juros e correção monetária, conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor (CDC), porque a cobrança de tarifa de esgoto representa 90% do valor cobrado da água

“É muito importante que os consumidores fiquem atentos às faturas, acompanhem o consumo e, sempre que precisarem, podem acionar o Procon em situações como esta”, destaca o diretor, acrescentando que, em casos assim, o Procon pode exigir a devolução em dobro do valor cobrado, adicionado de juros e correção monetária.

No fim de agosto, o Procon, a Prefeitura e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Sorriso (Cejusc) firmaram um convênio, de forma que os acordos firmados no órgão de defesa do consumidor poderão ser homologados pelo Tribunal de Justiça.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.