Presidente da AMM cobra justiça pelo assassinato de ex-prefeito ocorrido há 9 anos

Fonte: CENÁRIOMT

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, em nome dos atuais prefeitos de Mato Grosso, lamenta com tristeza e pesar, o fato de que até hoje o verdadeiro culpado ou culpados, não tenham sido condenados pelo assassinato do então prefeito, Valdemir Antônio da Silva, de Novo Santo Antônio, município localizado a 1.063 quilômetros da capital na região do Araguaia.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, lembra que nesta quinta-feira, dia 23 de julho, completa nove anos da morte do ex-prefeito. Fraga destaca o trabalho da gestão administrativa e a contribuição que o então prefeito deixou para o município de Novo Santo Antônio. “Continuamos acreditando no Poder Judiciário, que os assassinos não fiquem impunes, e para que isto não sirva de estímulos a outros, que optarem por ascender a vida pública. Pois muitos irão enfrentar situações adversas na área política”, alertou
O ex-prefeito Valdemir, tinha 54 anos de idade, era  também conhecido por ‘Quatro Olho’.

[Continua depois da Publicidade]

Ele foi morto no dia 23 de julho de 2011, dentro de sua própria casa, sem qualquer chance de defesa. O ex-prefeito havia chegado da zona rural e se preparava para ir com a família a uma festa na localidade de Barreira Amarela. Quando tocou a campainha, ao abrir a porta, foi interceptado por um homem, que fez os disparos e depois fugiu em uma moto. ‘Quatro Olho’ recebeu dois tiros á queima-roupa, na frente de seus filhos adolescentes.

Na época, as investigações levaram a concluir que a morte foi por motivação política.  Valdemir era filiado ao PMDB e enfrentava uma dura oposição na cidade. A polícia trabalhou com a hipótese de crime por encomenda, diante de brigas políticas e do clima tenso que havia na região.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente da AMM, lembrou ainda de outros gestores municipais que foram assassinados em Mato Grosso. O ex-prefeito de Nova Canaã do Norte, Antônio Luiz de Castro, foi morto a tiros em agosto de 2011.  O vice-prefeito de Serra Nova Dourada, Joelson Pereira, foi morto em março de 2019. Por último o ex-prefeito de Colniza, Esvandir Antônio Mendes, foi assassinado em dezembro de 2019.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .