Presidente da Ager diz que tarifa do transporte intermunicipal em Cuiabá pode ficar mais barata após novo cálculo

Fonte: G1 MT

1 89
Foto: TVCA/Reprodução

O presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Ager-MT), Fábio Calmon, afirmou que a tarifa do transporte intermunicipal em Cuiabá pode ficar mais barata após a realização de um novo cálculo feito pela instituição.

O representante da instituição foi entrevistado no quadro Papo das Seis, do Bom Dia MT, nesta terça-feira (7).

Atualmente é cobrado de cada passageiro R$ 5,95 para trechoS na Baixada Cuiabana, que compreende por exemplos os municípios de Santo Antônio de Leverger, Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

Um relatório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), entretanto, apontou que o valor da tarifa deveria ser de R$ 3,36.

[Continua depois da Publicidade]

O preço, de acordo com o documento, foi superestimado desde o início da operação do consórcio responsável, em abril do ano passado.

“Será feito um reequilíbrio contratual. Esse valor cobrado a mais é reequilibrado e recalculado na nova tarifa. Então, essa tarifa pode reduzir ainda mais. Através de todas as constatações é feito um marco zero e recalculada uma nova tarifa”, afirmou.

Ainda segundo o presidente da Ager, a empresa responsável já foi notificada.

“Já notificamos a empresa para que ela apresente sua manifestação, contestação legal e, a partir de todos os dados colocaremos as correções contratuais e tarifa que deve ser aplicada”, completou.

Reajuste da tarifa

O valor da tarifa do transporte intermunicipal teve reajuste de quase 13% autorizado pela Ager em janeiro desse ano.

Ao todo, o aumento foi de 12,90%.

O acréscimo no valor da passagem é previsto em contrato e feito uma vez ao ano, levando em consideração os custos com diesel e insumos.