A 4ª edição do Prêmio Jejé de Oyá será realizada nesta segunda-feira (29), a partir das 18h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
O evento reconhece o protagonismo do povo negro, premiando pessoas com destaque em 10 áreas de atuação. Segundo o secretário da Secel, David Moura, “é um merecido reconhecimento pela história de resistência e construção de protagonismo que o governo apoia e celebra”.
Nesta edição, cada categoria terá dois premiados selecionados por um júri técnico com base em critérios como destaque na área e identidade negra. Além dos premiados, personalidades e manifestações culturais também serão homenageadas.
Com o tema “Território”, a premiação conecta histórias de Mato Grosso com o continente africano, reforçando o valor dos saberes ancestrais. Pela primeira vez, a cerimônia será realizada no Teatro da UFMT, reafirmando a universidade como espaço de pertencimento do povo negro, em referência à primeira universidade do mundo, fundada em Timbuktu, Mali.
O fundador da Bemtivi Academia de Arte, Jeferson Bertoloti, destacou que o prêmio vai além da homenagem: “É um grito de resistência, lembrando que o povo negro sempre construiu, criou e lutou, ocupando espaços de arte, cultura e poder”.
Confira os premiados:
- Alimentação e Gastronomia: Deni Correa (Chapada dos Guimarães), Edinaldo Pereira Neves (Cuiabá)
- Destaque Afro Científico: Carolina Joana da Silva (Cáceres), Jozanes Assunção (Cuiabá)
- Mídias Sociais: Micos Brown, Márcio Barreto (Cuiabá)
- Estética da Identidade Negra: Shirley Black, Adriano Oliveira (Cuiabá)
- Performance Artística: Spinha, Gê Lacerda (Cuiabá)
- Impacto Social: José Aparecido (Cáceres), Gorila Rise (Várzea Grande)
- Comunicação e Jornalismo: Lorraine Costa, Kleber Lima (Cuiabá)
- Performance Física: Flávia Zelinda (Sinop), “Pelezinho” (Cuiabá)
- Artes Visuais: Paulo Pires (Rondonópolis), Diego Almeida (Cuiabá)
- Escrita Artística: Edilene Rodriguez (Primavera do Leste), Kilwangy Kya Kapitango A Samba (Barra do Bugres)
Homenageados: Ivo Gregório de Campos (Cuiabá), Maria Inês da Silva Barbosa (Salvador), Nubya Beatriz Gomes Reis (Várzea Grande), Dança do Chorado e Dança do Congo (Vila Bela da Santíssima Trindade).