Preguiça-real resgatada no interior de Mato Grosso é transferida para zoológico em SP

Fonte: CENÁRIOMT

Preguiça-real resgatada no interior de Mato Grosso é transferida para zoológico em SP
Preguiça-real resgatada no interior de Mato Grosso é transferida para zoológico em SP

Após passar por processo de reabilitação, uma preguiça-real, resgatada no distrito de Deciolândia, no município de Diamantino, Mato Grosso, chegou nesta quarta-feira (12.3), ao Zoo São Paulo, local referência na conservação de espécies. O transporte do animal foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Latam Cargo, por meio do programa Avião Solidário.

O transporte ocorreu de forma gratuita. A empresa aérea promove o envio de animais silvestres, que não conseguem mais voltar à natureza, com o objetivo de incentivar a preservação da fauna pela conservação fora de seu habitat natural.

[Continua depois da Publicidade]

A médica veterinária e analista ambiental da Sema, Danny Moraes, explicou que a preguiça-real foi resgatada por policiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e encaminhada à Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra (DUD/Sema-MT). O animal apresentava machucados nas costas e teve que ser submetido a tratamento médico.

“Após receber os cuidados médicos, o animal ficou um tempo com uma guardiã cadastrada pela Sema e como não apresentava as condições necessárias para ser devolvido à natureza, foi enviado ao zoológico de São Paulo para termos um ordenamento do que chamamos de população backup para conservação”, disse a analista.

Somente este ano, a Sema já recebeu 589 animais. Desse montante, 339 foram resgatados pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e 250 pela Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema. Entre os animais resgatados, 128 foram soltos imediatamente.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.