A terceira etapa do mutirão de cirurgias ortopédicas, em Barra do Garças, começou na sexta-feira (17) e se estendeu até domingo (19), atendendo pacientes que já esperavam por procedimentos no joelho e no quadril. Realizado pela Prefeitura, o mutirão está reduzindo a espera por cirurgias e resolvendo os quadros sem que o paciente precise ser encaminhado à capital.
Em três dias de cirurgias foram atendidos 19 pacientes indicados para procedimento de implante de prótese de quadril e cirurgia no menisco e/ou ligamento do joelho. Consultas e exames pré-operatórios também foram oferecidos pela rede pública, garantindo atendimento completo aos pacientes.
O mutirão ocorre no centro cirúrgico do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, que passou por uma grande reforma, ao longo dos últimos meses. Os pacientes têm destacado a qualidade na estrutura e no atendimento da unidade.
“Visualmente, mudou muito o hospital. Ar condicionado funcionando. Tá tudo diferente. E o atendimento está excelente. Nós estamos com três enfermeiras aqui, super atenciosas”, afirmou Mário Sérgio Barbosa da Silva, um dos pacientes que aguardavam pela cirurgia no quadril.
No mutirão ortopédico, as cirurgias são ofertadas a quem já tem indicação para o procedimento. Aqueles que ainda não têm indicação médica, mas suspeitam de lesão nessas articulações ou outros problemas ortopédicos, devem procurar atendimento na saúde do município e aguardar as próximas etapas do mutirão.
O mutirão é realizado pela Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o programa Fila Zero do Governo de Mato Grosso, que tem como objetivo promover aos pacientes a redução da espera por cirurgias eletivas em todo o estado.