Em vários pontos foram registrados alagamentos, como nas avenidas Blumenau, Tancredo Neves, Perimetral Sudeste e Perimetral Sudoeste, entre outros. Na Blumenau, no trecho próximo ao Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri, foi necessário interditar a via no sentido Rota do Sol/Centro. Na Rua Mamoré, no Bairro Vila Bela, a força da água acabou gerando estragos mais severos e atingindo residências. “Estamos somando esforços para resolver esta situação e contribuir no que for possível para ajudar as famílias atingidas”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.  Assim que foi possível, equipes da Semosp já estavam no local para efetuar a limpeza e atuar na mitigação dos estragos.

[Continua depois da Publicidade]

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destaca que quem tiver interesse em destinar doações para as famílias atingidas pode buscar a  Assistência Social. “Estamos atuando de maneira conjunta e integrada, com o propósito de ajudar estas famílias e garantir que possam voltar à normalidade de sua rotina o mais rápido possível”. O gestor também informa que a Prefeitura está atuando de maneira integrada junto ao Corpo de Bombeiros e Ciopaer.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Alberto dos Santos, lembra que nos pontos de alagamentos pontuais, estes tendem a ceder em poucos minutos assim que a chuva dá uma trégua. “Vale a orientação para que pedestres e condutores ajam com prudência e evitem atravessar trechos que estejam nesta situação”, reforça, lembrando que a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.

Estradas Vicinais

De acordo com a Secretaria de Transportes (Semtra), até o momento não foram registrados problemas que inviabilizem o tráfego nos quase 2 mil quilômetros de estradas vicinais do Município. “Estamos atentos e monitorando a situação, lembrando que o tempo firme é indispensável para que possamos colocar as máquinas nas estradas”, informa o adjunto da pasta, Emerson Farias.