Prefeitura disponibiliza gastos com o combate à Covid-19 no Portal da Transparência

A ferramenta possui o painel ‘Covid-19’, com informações detalhadas dos aspectos orçamentários e administrativos

Fonte: CenarioMT

Prefeitura disponibiliza gastos com o combate à Covid-19 no Portal da Transparência

Prezando pela lisura e transparência em suas ações, a Prefeitura de Cuiabá firmou um acordo com o Ministério Público Estadual (MPE-MT) que prevê a divulgação de todos os gastos realizados no enfrentamento a Covid-19. Isso já era realizado antes à toda população, por meio do Portal da Transparência, localizado na lateral direita do site da Prefeitura de Cuiabá, onde foi criada uma página específica da Covid-19.

Nessa página da internet estão presentes todos os decretos e legislações relativas ao período de pandemia, recomendações técnicas, informes epidemiológicos, dados sobre os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), notícias, Ouvidoria e gastos emergenciais. Nesse último tópico, qualquer cidadão pode ver as planilhas de gastos, contratos, recursos recebidos e aplicados, descritivo de aquisição de equipamentos, medicamentos, serviços e insumos, entrega de equipamentos de proteção individual (EPI’s), entre outros dados. A atualização das informações é diária.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, conforme pactuado, os promotores de justiça poderão ter acesso aos extratos das contas-correntes por onde a Prefeitura recebe recursos dos governos federal e estadual para aplicação nas ações de enfrentamento a Covid-19.

Com isso, estão garantidas as informações desde a origem até a aplicação dos recursos públicos, seguindo os princípios constitucionais da publicidade e da transparência. É de interesse das partes dar “a mais ampla publicidade e transparência dos recursos recebidos e dos gastos efetuados”, diz trecho do documento, que é assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, pelo promotor de justiça Arnaldo Justino da Silva, pelo secretário municipal de Saúde Luiz Antonio Pôssas de Carvalho e pelo procurador-geral do Município, Marcus Brito.

[Continua depois da Publicidade]

“Os recursos estão sendo transparentemente aplicados na Covid-19, inclusive fiz TAC com o Ministério Público para que acompanhe online centavo por centavo. Além da fiscalização do Tribunal de Contas. Então, isso me deixa tranquilo”, afirma Emanuel.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .