Prefeitura de Nova Mutum lança Escola de Empreendedores para jovens

A Escola se propõe formar uma nova geração de líderes, criadores e transformadores, oferecendo um currículo onde os alunos poderão demonstrar suas habilidades e criatividade

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeitura de Nova Mutum lança Escola de Empreendedores para jovens

A Prefeitura de Nova Mutum, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Universidade de Passo Fundo – UPF, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum, acaba de dar um passo significativo na direção ao futuro com o lançamento da Escola de Empreendedores nesta quinta-feira (24.abri.2025).

Este projeto inovador é voltado para adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos que desejam transformar suas ideias em negócios reais, preparando-os para os desafios do empreendedorismo contemporâneo.

[Continua depois da Publicidade]

Nesta primeira etapa, o programa vai atender duas turmas de 32 alunos cada, com estudantes do 1º e 2º ano da rede estadual de ensino, oferecendo um espaço de formação prática, estímulo à criatividade e desenvolvimento de projetos inovadores.

O programa é estruturado em módulos que abordam temas fundamentais para o desenvolvimento de um negócio. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre identificação de oportunidades de mercado, desenvolvimento de modelos de negócios, inovação, gestão de riscos, finanças e estratégia de marketing. Cada módulo é projetado para ser prático e interativo, utilizando metodologias ativas que incentivam a participação e o aprendizado colaborativo.

[Continua depois da Publicidade]

Os participantes terão acesso a uma variedade de recursos, incluindo oficinas práticas, estudos de caso inspiradores e ferramentas digitais que facilitam o aprendizado. Além disso, a interação com profissionais experientes e mentores será um diferencial, proporcionando uma visão realista do mercado e das demandas atuais.

Com o início das aulas, a expectativa é alta. O prefeito Leandro Félix, destacou que os adolescentes e jovens de Nova Mutum estão prestes a embarcar em uma jornada que pode mudar suas vidas e, quem sabe, até o mesmo o futuro da cidade.

“Acreditamos que a Escola de Empreendedores é mais do que um projeto educacional; é uma semente de esperança e transformação que promete florescer em grandes realizações” – ressaltou Félix.

O vice-prefeito Alcindo Uggeri, que apadrinhou a primeira turma, enalteceu a gestão por acreditar nos jovens e investir na formação e lembrou que, quando chegou em Nova Mutum, tudo era mais difícil.

“Queremos preparar os nossos jovens para o futuro, mostrando ser possível formar novos empreendedores. Esta é uma grande oportunidade para aqueles que têm o espírito do empreendedorismo na veia” – disse Alcindo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edinaldo Nogueira, a Escola de Empreendedores é um marco para Nova Mutum. “Estamos investindo no futuro dos nossos jovens, proporcionando a eles as ferramentas que permitem se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. O empreendedorismo é uma via poderosa para a transformação social e econômica, e queremos que nossos jovens estejam preparados para essa jornada”.

Anderson Neckel da Escola de Ciências Agrária, Inovação e Negócios da (UPF) valorizou a iniciativa que surge em um momento em que a educação empreendedora se torna cada vez mais essencial. ” Vamos oferecer nesta formação um ambiente de inovação e desenvolvimento que irá transformar ideias em ação e sonhos em projeto“, afirmou.

A Escola de Empreendedores não é apenas uma oportunidade de aprendizado, mas um convite para que os jovens se tornem agentes de mudança na comunidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.