Prefeitura de Cuiabá orienta por boas práticas sanitárias em supermercados

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeitura de Cuiabá orienta por boas práticas sanitárias em supermercados

A Vigilância Sanitária de Cuiabá, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira (24) o 1º “Workshop de Resultados da Operação de Monitoramentos em Supermercados”. Participaram empresários e representantes comerciais de supermercados. O evento ocorreu na sede do auditório da Procuradoria Geral de Justiça, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

As fiscalizações, iniciadas em abril de 2024 e concluídas em fevereiro, avaliaram as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos. Aqueles com irregularidades, receberam prazos para se adequar às normas sanitárias.

[Continua depois da Publicidade]

Durante o evento, fiscais da Vigilância Sanitária abordaram temas relacionados a boas práticas em alimentos para evitar contaminações, ações para controle de vetores e pragas urbanas, a segurança alimentar e a política nacional de resíduos sólidos.

O gerente de vigilância em produtos e serviços da Vigilância Sanitária, Victor Pagnosi Pacheco, avaliou o evento como uma oportunidade de diálogo da Secretaria Municipal de Saúde com o empresariado. “A nossa missão é prevenir riscos para a saúde do trabalhador e do meio ambiente. Esse trabalho identifica quais são as soluções para a prestação destes serviços de produtos alimentícios tão essenciais a economia”.

[Continua depois da Publicidade]

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Cuiabá, Marilena Aburad de França Nunes, destaca a importância da colaboração dos supermercados para garantir um ambiente seguro aos consumidores, conforme estabelecido pela RDC (Regulamento Técnico de Boas Práticas 216/2004 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), Alessandro Morbeck, elogiou a realização do evento e a iniciativa da Vigilância Sanitária de Cuiabá em proceder com orientações de boas práticas aos proprietários de supermercados.

“Nosso objetivo é assegurar que os estabelecimentos operem de maneira segura e higiênica, protegendo a saúde e o bem-estar da população. A fiscalização desempenha um papel educativo e preventivo, e este evento será uma oportunidade para dialogarmos com os supermercadistas sobre as melhorias necessárias”, pontua.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.