Prefeitura de Barra do Garças realiza segunda etapa do mutirão de atualização do Cartão SUS

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde visa simplificar e unificar o atendimento na rede pública, alinhada à nova diretriz do Ministério da Saúde; toda a população deve realizar a atualização cadastral

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeitura de Barra do Garcas realiza segunda etapa do mutirao de atualizacao do Cartao SUS
Prefeitura de Barra do Garças realiza segunda etapa do mutirão de atualização do Cartão SUS

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um mutirão de atualização cadastral do Cartão SUS. A ação, que ocorre entre os dias 13 e 23 de outubro, também busca adequar os dados dos cidadãos à nova diretriz do Ministério da Saúde, que instituiu o CPF como identificador único no Sistema Único de Saúde (SUS).

A próxima fase acontece de 19 a 23 de outubro na UBS do Jardim Nova Barra II, localizada na rua Tapajós. Os atendimentos acontecerão todos os dias das 7h às 17h, inclusive no domingo, sem intervalo para almoço, facilitando o acesso da população. Para realizar a atualização cadastral, basta levar o CPF, um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço.

[Continua depois da Publicidade]

A mudança implementada pelo Ministério da Saúde, com a emissão do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) usando o CPF, visa tornar o atendimento na rede pública mais simples e seguro para o cidadão. Essa medida fortalece a transformação digital e a qualidade das informações utilizadas na gestão pública, garantindo um histórico de saúde unificado e eliminando duplicidades.

Para o cidadão, o novo Cartão SUS será emitido com nome e CPF no CadSUS Web e estará disponível no aplicativo Meu SUS Digital a partir de outubro de 2025. É importante ressaltar que ninguém deixará de ser atendido no SUS por não possuir CPF, sendo garantido o atendimento de emergência e a possibilidade de cadastro para populações específicas sem o documento, desde que justificado no sistema. Profissionais de saúde e gestores também se beneficiam da unificação, que promove maior agilidade, continuidade do cuidado e higienização da base de dados.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.