Prefeito de Rondonópolis determina conclusão da ETA II para dobrar capacidade de tratamento de água

O diretor Victor Vitorino explicou que a ETA II não entrou em operação por causa da ausência da finalização do sistema de lavagem dos filtros.

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeito de Rondonopolis determina conclusao da ETA II para dobrar capacidade de tratamento de agua
Prefeito de Rondonópolis determina conclusão da ETA II para dobrar capacidade de tratamento de água

O prefeito de Rondonópolis Cláudio Ferreira determinou a conclusão e entrada em operação da Estação de Tratamento de Água (ETA II), localizada na Avenida Lions Internacional, na Vila Aurora. Inaugurada em 2016, a obra nunca foi finalizada, e sua ativação irá dobrar a capacidade de tratamento de água da cidade.

De acordo com Victor Yago dos Santos Vitorino, diretor do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), a ETA II irá tratar 400 litros de água por segundo. Ao somar essa capacidade com a da ETA I, que também trata 400 litros por segundo, Rondonópolis alcançará um total de 800 litros por segundo. A expectativa é que, com a nova estação, o abastecimento da cidade seja ampliado de 45% (atualmente com a ETA I) para 75% da população.

O diretor Victor Vitorino explicou que a ETA II não entrou em operação por causa da ausência da finalização do sistema de lavagem dos filtros. Além disso, a tecnologia Pulsator, adotada na etapa de decantação, foi mal dimensionada na época e apresentou falhas, não funcionando como o esperado.

Para a implementação desse sistema na ETA II, foram investidos R$ 7.232.322,00, provenientes de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na última gestão, a obra da ETA II passou oito anos inoperante, sendo contratada uma empresa para fazer o chamado startup da estrutura, o que culminou na emissão de um relatório informando que a eficiência do sistema não alcançou a expectativa (foi projetada para 600 litros por segundo e tratou 100 litros por segundo). Agora, na gestão Cláudio Ferreira, Victor explica que constatou-se que, para operação e funcionamento adequado do sistema, será necessário ainda investir na elaboração e execução de projetos voltados à implantação e adequação das estruturas físicas e operacionais das ETAs I e II, com várias obras e melhorias.

Victor Vitorino observa ainda que a atual gestão está se concentrando em ajustes no processo construtivo com o objetivo de acelerar a execução da ETA II. Ele explica que devem ser investidos mais de R$ 5 milhões para concluir a obra. A estimativa, segundo repassado, é que o projeto seja concluído até junho de 2026.

“Vamos concluir as obras inacabadas conforme pedido do prefeito Cláudio Ferreira. A inauguração e o funcionamento da ETA II são nossa prioridade, bem como várias obras de adutoras, interligações, elevatórias e reservatórios que vão receber essa água para que chegue até a residência do povo de Rondonópolis, de forma segura e com regularidade”, avaliou.