Prefeito de Cuiabá retorna de missão internacional com foco em tecnologia, mobilidade e investimentos

Nos Emirados Árabes, o prefeito ampliou o diálogo sobre investimentos internacionais e apresentou oportunidades de negócios para a Expoagro 2026.

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeito de Cuiabá retorna de missão internacional com foco em tecnologia, mobilidade e investimentos

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reassumiu o comando do Executivo nesta segunda-feira (10) após duas semanas de agendas oficiais nos Emirados Árabes e na China. A viagem teve como objetivo buscar parcerias internacionais e soluções inovadoras em áreas-chave para a capital mato-grossense. Durante sua ausência, a vice-prefeita, Vânia Rosa, esteve à frente da gestão.

A missão internacional incluiu a participação no maior encontro de prefeitos do mundo, nos Emirados Árabes, e um roteiro técnico que passou por Beijing, Shanghai, Suzhou e Yiwu, na China. A comitiva de Cuiabá apresentou o potencial econômico da cidade e buscou soluções em mobilidade, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.

[Continua depois da Publicidade]

Foco em mobilidade e tecnologia

O tema mobilidade foi central na agenda chinesa. O prefeito e sua comitiva trataram diretamente com autoridades sobre:

  • Modais de transporte inteligente, como o ART (Autonomous Rail Transit) e o DRT.
  • Ônibus elétricos e sistemas integrados.
  • Soluções de logística avançada.

A agenda incluiu visitas a empresas de veículos automáticos, fábricas de alta tecnologia e centros de pesquisa em cidades-modelo como Suzhou, que é uma referência mundial em inovação urbana.

[Continua depois da Publicidade]

Articulação de parcerias e investimentos

Nos Emirados Árabes, o prefeito ampliou o diálogo sobre investimentos internacionais e apresentou oportunidades de negócios para a Expoagro 2026.

A delegação, que contou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, e os vereadores Eduardo Magalhães e Demilson Nogueira, apresentou projetos de:

  • Desenvolvimento sustentável e oportunidades ligadas ao agronegócio.
  • Arborização e infraestrutura viária.
  • Estratégias para transformar Cuiabá em uma cidade mais conectada e inteligente.

O prefeito destacou que a missão foi decisiva para “destravar possibilidades que antes não estavam ao alcance do município”. Ele prometeu divulgar nos próximos dias as novidades estudadas e as propostas de implantação na cidade.

A Prefeitura deve iniciar ainda neste mês uma série de reuniões internas para avaliar, junto ao Governo do Estado e instituições locais, as tecnologias e modelos de cooperação internacional que serão priorizados para o futuro de Cuiabá.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]