Portaria autoriza presos a fazerem faculdade online durante cumprimento de pena em MT

Fonte: CenárioMT

Alunas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May em aula de preparação ao Encceja - Foto por: Christiano Antonucci

Reeducandos do sistema penitenciário de Mato Grosso terão acesso a sete diferentes cursos de graduação de Ensino Superior ofertados pela Unic. A portaria Nº 004/2020 que autoriza a oferta dos cursos de Ensino à Distância (EAD) nas unidades penais do Estado foi publicada no Diário Oficial, que circulou nesta sexta-feira (28.02).

Inicialmente, os reeducandos poderão escolher entre os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Teologia, Logística, Marketing, Gestão Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os cursos são 100% online e os alunos poderão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

[Continua depois da Publicidade]

Entretanto, a parceria está em fase preliminar e neste primeiro momento será destinada apenas para reeducandos das unidades penais de Cuiabá. A instituição de ensino ainda está fazendo levantamento de interesse nestas unidades, mas pelo menos 90 reeducandos já manifestaram interesse.

Nesta parceria, as unidades penais ofertarão o espaço para os alunos e em contrapartida, a instituição oferecerá os computadores para que os reeducandos tenham acesso à plataforma EAD. Os cursos serão 100% custeados pela família de cada reeducando.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação nas Prisões (NEP), Fabiana Nascimento, este é um projeto piloto inovador que beneficiará todos os lados envolvidos. “Vem de encontro aos anseios não só dos gestores das unidades, mas também dos alunos que já concluíram o Ensino Médio ou que já possuem Ensino Superior que querem fazer outro curso”, pontuou Fabiana.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .