População carcerária em Mato Grosso cresce 26% em um ano

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. G1MT

Foto: Bruno Cidade

A população carcerária em Mato Grosso cresceu 26% em um ano. Em 2019 eram 12.519 presos. Esse número saltou para 15.864 em 2021. Além disso, mais de 2 mil presidiários estão em cadeias que não possuem mais vagas.

De acordo com o 15° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum de Segurança Pública, Mato Grosso possui capacidade para comportar 13.547 presos nas cadeias do estado.

[Continua depois da Publicidade]

Mais de 2,3 mil pessoas estão nas cadeias ocupando espaços que não existem.

No mês passado, a Cadeia Pública de São José do Rio Claro foi fechada. A unidade tinha 27 presos que foram transferidos para outros presídios do estado. No ano passado, outras três cadeias também foram fechadas.

[Continua depois da Publicidade]

A Cadeia Pública de Poconé, Dom Aquino e de Alto Garças transferiram 113 presidiários que foram encaminhados para os municípios de Cáceres, Cuiabá e Várzea Grande.

A medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o governo do estado, Ministério Público e Poder Judiciário.

Conforme o documento, está autorizada a desativação de unidades penais com capacidade inferior a 70 vagas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), houve um aumento de mais de 184% no número de prisões relacionadas ao crime organizado.

De janeiro a junho deste ano, foram efetuadas 71 prisões, entre flagrantes e cumprimentos de mandados. No mesmo período do ano passado foram 25 prisões.

As ações englobaram prisões de integrantes de organizações criminosas envolvidos em crimes de sequestro, roubos/furtos contra instituições financeiras, de defensivos agrícolas e de cargas, estelionato, tráfico de drogas e adoção à brasileira.

O número de prisões do primeiro semestre também é 73% maior do que o total do ano passado, quando foram efetuadas 43 prisões.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.