Políticas de bem-estar animal: Autoridades de Mato Grosso anunciam reforço na proteção e resgate de animais

Em Cuiabá, a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) atuam de forma conjunta.

Fonte: CENÁRIOMT

Políticas de bem-estar animal: Autoridades de Mato Grosso anunciam reforço na proteção e resgate de animais

A atuação do poder público na defesa dos animais foi o tema central de uma reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quinta-feira (18). O encontro reuniu diversas autoridades que apresentaram o fortalecimento de ações e a integração entre órgãos como o Corpo de Bombeiros, Ibama, Defesa Civil e secretarias municipais para a fiscalização, resgate e cuidado de animais.

Em Cuiabá, a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) atuam de forma conjunta. Segundo a delegada Juliana Palhares, a Sorp tem poder de polícia administrativa para fiscalizar criadores e aplicar a legislação municipal sem a necessidade de ordem judicial, o que agiliza as ações de proteção. Dois fiscais foram designados para atuar especificamente nessa área.

[Continua depois da Publicidade]

A diretora da DBEA, Morgana Ens, destacou que a diretoria já tem 392 animais sob tutela do município, a maioria resgatada de um canil clandestino no bairro Porto. A equipe está avaliando e castrando os animais, que serão realocados em lares temporários com a ajuda de ONGs parceiras. Denúncias de maus-tratos ou irregularidades em Cuiabá podem ser feitas de forma anônima ou identificada pelo portal sorp.cuiaba.mt.gov.br.

O secretário de Defesa Civil de Cuiabá, coronel Alessandro Borges, afirmou que a instituição expandiu sua atuação para incluir animais domésticos e silvestres em seus atendimentos de emergência, como em casos de incêndios rurais. Um novo plano de contingência para essas situações está em fase de elaboração.

[Continua depois da Publicidade]

Já o Ibama, em parceria com a Sema e o Corpo de Bombeiros, realiza a Operação Arca de Noé durante o período de queimadas para resgatar animais silvestres. A superintendente Cibele Madalena Ribeiro anunciou que a partir de 22 de setembro uma ambulância veterinária (SamuVete) será posicionada na Transpantaneira para resgates rápidos em grandes incêndios no Pantanal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.