A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) está promovendo em Cuiabá o 3º Curso Nacional de Atendimento à Pessoa Idosa, uma iniciativa em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltada para agentes de segurança do estado.
O curso, que iniciou na segunda-feira (23) e segue até sexta-feira (27), oferece sete palestras ministradas por especialistas reconhecidos nacionalmente nas áreas de atendimento e direitos da pessoa idosa.
Participam da qualificação policiais militares, delegados, investigadores, escrivães de delegacias especializadas na proteção dos direitos dos idosos e peritos da Politec, representando dez municípios do estado.
De acordo com o secretário adjunto de Inteligência, delegado Valter Furtado, a realização do curso tem como foco melhorar o atendimento às vítimas idosas e garantir um acolhimento mais humanizado. “Estamos capacitando os servidores para que prestem um atendimento digno, considerando que os idosos são uma parcela muito vulnerável da população. Esta é uma ação fundamental dentro da política de humanização que o governo tem adotado”, afirmou.
A advogada especialista em Direito da Pessoa Idosa e em Gerontologia, Rose Aparecida Ribeiro, palestrante convidada, destacou a relevância da capacitação. “A qualificação dos agentes de segurança é fundamental, especialmente diante do envelhecimento da população. Humanizar o atendimento é garantir dignidade aos idosos, que muitas vezes estão em situação de fragilidade”, pontuou.