A Polícia Civil de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (16) a Operação “Prole Ficta”, em apoio à Polícia Civil de Sergipe, que investigava crimes de estelionato praticados por meio de perfis falsos no WhatsApp.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão contra jovens de 19 e 21 anos, moradores de Cuiabá, acusados de se passar por familiares para enganar vítimas e induzi-las a fazer transferências bancárias. As quantias obtidas eram distribuídas em contas de terceiros para dificultar o rastreamento policial.
A investigação teve início em Sergipe após denúncias de vítimas que relataram o modus operandi dos golpistas. A partir da identificação dos suspeitos em Mato Grosso, a Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) foi acionada para auxiliar na operação, que levou à localização exata dos alvos.
Com passagens anteriores por tráfico de drogas e estelionato, os detidos foram encaminhados à Justiça. Materiais apreendidos seguirão para análise na Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) de Sergipe, onde as investigações continuam.
Autoridades destacaram a relevância da cooperação interestadual no enfrentamento aos crimes digitais. Segundo os delegados responsáveis, a atuação conjunta mostra a eficácia das forças de segurança no combate a grupos criminosos que utilizam tecnologia para cometer fraudes em diferentes estados do país.