A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na tarde deste domingo (13.10), a Operação Rede Rompida em Canarana, resultando na prisão em flagrante de um homem por transporte irregular de pescados. Durante a ação, foram apreendidos 14 peixes fora da medida legal, incluindo 13 tucunarés e uma traíra, conforme divulgado pela Delegacia de Canarana em nota oficial.
Fiscalização durante a Piracema
A operação teve como foco o combate à pesca predatória e ao transporte ilegal de peixes durante o período proibitivo da Piracema, que vai de 1º de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026. Equipes da Polícia Civil instalaram barreiras ao longo da MT-110, realizando abordagens em trechos rurais da rodovia. Conforme apurado, o condutor preso transportava pescado em desacordo com a legislação ambiental vigente.
Medidas preventivas e educativas
Segundo o delegado de Canarana, Digo Jobane Neto, a Operação Rede Rompida integra um conjunto de ações estratégicas voltadas à preservação dos recursos naturais na região. “Além do caráter repressivo, as barreiras também têm cunho preventivo e educativo, orientando a população sobre as restrições da Piracema e a importância da preservação ambiental”, afirmou.
O delegado alertou que a pesca irregular configura crime ambiental, sujeito a sanções penais e administrativas, reforçando que as ações fiscalizatórias continuarão durante todo o período de defeso.
Sobre a Operação
O nome da operação, Rede Rompida, simboliza o objetivo de interromper a pesca ilegal em Canarana, protegendo rios, fauna e o meio ambiente. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 197.
Contexto local e dados
- O estado de Mato Grosso registrou, em 2024, mais de 1.500 casos de crimes ambientais relacionados à pesca, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
- A Piracema é período crítico para reprodução de espécies nativas, e sua fiscalização é regulamentada pelo Instituto de Meio Ambiente de MT.
- Operações como a Rede Rompida buscam reduzir impactos ambientais e conscientizar a população sobre a legislação de proteção à fauna aquática.
Reportagem baseada em nota oficial da Polícia Civil de Canarana e dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.