Polícia prende homem por maus-tratos a cão em Vila Rica

Cão foi encontrado sem água e infestação de parasitas em imóvel da cidade, segundo Polícia Civil.

Fonte: CenárioMT

Polícia prende homem por maus-tratos a cão em Vila Rica
Polícia prende homem por maus-tratos a cão em Vila Rica - Foto: PJC

A Polícia Civil prendeu em Vila Rica, na manhã desta sexta-feira (7), um cabeleireiro de 23 anos por maus-tratos a animais domésticos. O caso foi registrado após uma denúncia recebida pela Delegacia de Vila Rica, que informou sobre cães deixados sem água e alimento, resultando inclusive na morte de alguns animais.

Conforme apurado pela reportagem, uma equipe da Polícia Civil se dirigiu ao imóvel denunciado e constatou que o lote possuía três residências. Em duas delas havia cães em situação de abandono. Na casa da frente, um cachorro de pequeno porte foi encontrado com infestação de carrapatos e pulgas. O animal estava cercado por fezes, odor intenso de urina e um rato morto próximo ao local onde descansava.

[Continua depois da Publicidade]

As vasilhas de água e comida estavam vazias, sujas e com acúmulo de resíduos, indicando ausência de manutenção e cuidados básicos. Além disso, os policiais apreenderam um frasco com substância química não identificada, encaminhada à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para análise.

Depoimento e autuação

Durante a abordagem, o morador admitiu que deixou de cuidar dos animais e do imóvel devido à falta de tempo. Segundo ele, tinha três cães: um pitbull que foi furtado, um que havia adotado após ser abandonado e o animal encontrado na residência, que estava sob maus-tratos. O suspeito se alterou durante a abordagem e precisou ser algemado antes de ser conduzido à delegacia.

[Continua depois da Publicidade]

O cabeleireiro foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais domésticos, conforme prevê a Lei nº 14.064/2020, que aumentou as penas para esse tipo de crime em Mato Grosso e em todo o Brasil.

Contexto e legislação

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, maus-tratos a animais domésticos têm crescido nos últimos anos, motivando fiscalizações mais rigorosas. A lei brasileira considera crime qualquer ação ou omissão que cause sofrimento desnecessário a animais, com pena de detenção de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda.

Denúncias podem ser feitas diretamente às delegacias ou ao Disque Denúncia de proteção animal, garantindo a preservação da integridade dos animais.

Se você presenciar maus-tratos, denuncie às autoridades locais ou pelo Disque Denúncia de proteção animal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]